AUDIÊNCIA PÚBLICA: Lançamento do livro “A Copel é Nossa”

Obra remonta processo de tentativa de venda da maior empresa do Paraná

02.AGO.2022

A Assembleia Legislativa do Paraná, a convite dos deputados Professor Lemos e Tadeu Veneri, realiza no dia 15 de agosto a audiência Pública “A Copel é Nossa”: Uma história de orgulho dos paranaenses. A obra inédita, do engenheiro eletricista Sérgio Inácio Gomes, recorda todo o processo que impediu a privatização. Ele foi impresso graças ao empenho do Senge-PR e Sindiedutec, que financiaram o livro, e de outras entidades sociais e sindicais que colaboraram adquirindo exemplares na pré-venda.

SOBRE O LIVRO

Mais do que conhecer um capítulo da história, o livro “A Copel é Nossa” traz reflexões sobre a empresa de energia paranaense de ontem e de hoje. Também questiona até que ponto as demais empresas do setor energético, assim como de todo tipo de patrimônio público do Brasil são, de fato, pertencentes ao seu povo. Empresas essas pelas quais tantos lutaram no passado.

Este é um livro fundamental porque recupera o cenário político, social e econômico da época e como a população e mais de 100 entidades conseguiram evitar a privatização. Aborda ainda o projeto de iniciativa popular encaminhado para a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná sobre o tema. A obra, segundo seu autor, pode se caracterizar como um verdadeiro manual de participação popular, organização social e defesa das estatais.

PARTICIPANTES

Sérgio Inácio Gomes | é engenheiro eletricista. Foi diretor do Senge-PR, é dirigente do Sindiedutec e professor. Graduado em Engenharia Elétrica pela FEJ/UDESC/SC em 1983 com mestrado e doutorado em Eng Química UEM (2007 e 2017 respectivamente), professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Paranavaí.

Roberto Requião | Ex-governador do Paraná e ex-senador. Autor da frase “Tenho certeza de que essa afoiteza dos vendilhões do Estado será contida”. Contrário à privatização, o senador Requião manifestou que 93% dos paranaenses não queriam que a empresa fosse vendida e lembrou de celebrações religiosas como por exemplo, do arcebispo de Curitiba, Dom Pedro Fedalto com estudantes e professores para que a Copel não fosse vendida.

Leandro Grassmann | Presidente do Senge-PR. Engenheiro eletricista, graduado pela UTFPR em 1994, pós-graduado em Teleinformática e Redes de Computadores pela UTFPR, em 1997 e em Gestão de Negócios pela UFPR, em 2001. Funcionário da Copel desde 2010, já atuou em empresas de distribuição de Energia Elétrica e Telecomunicações. Na Diretoria do Senge, ingressou em 2011, ocupou a Diretoria Financeira de 2012 a 2017 e a vice-presidência de 2017 até 2020, quando assumiu a Presidência do Senge Paraná.

Rosangela Gonçalves de Oliveira | Professora de Educação Artística pela Universidade Feevale, Mestre em Educação (UFPR), Doutora em Tecnologia e Sociedade (UTFPR) com sanduíche na Universidade de Lisboa/Instituto de Educação.  Docente dedicação exclusiva do Instituto Federal do Paraná. Presidenta do SINDIEDUTEC-Sindicato. Membro do NEABI do Campus Curitiba e do Colegiado do Curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos e Educação e Trabalho.

ADQUIRA O LIVRO