Celetistas do IDR-PR entregam pauta de reivindicações

Cerca de 600 profissionais lutam pela criação do quadro único celetista

Assim como concursados estatutários, celetistas querem quadro único
Comunicação
10.AGO.2022

Foi entregue hoje (10), com apoio do Senge-PR, a pauta de reivindicações dos celetistas do IDR (Antiga Emater). Esses servidores, que integram um quadro em extinção no órgão, estão com tabela salarial defasada e solicitam adequações na legislação que rege as relações de emprego. Uma das defesas é a criação do Quadro Único Celetista para os 600 profissionais, que atenderia o princípio da isonomia entre empregados públicos e demais servidores que atuam no IDR-PR.

O impasse surgiu após a extinção da Emater e da Codapar, que foram incorporadas ao novo Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), em 2019. Recentemente, os servidores concursados estatutários foram incorporados a um quadro único. No entanto, os celetistas ficaram de foram.

Em carta aberta, esses trabalhadores argumentam que a criação do Quadro Único Celetista promoverá a proteção do patrimônio laboral dos empregados, entre outros pontos que podem promover a melhoria da gestão do Instituto.

“Os empregados públicos celetistas também necessitam de adequações na legislação que rege sua relação de emprego. Temos duas legislações para os celetistas e diferenças em relação ao Quadro dos Estatutários que geram inúmeros problemas e desigualdades”, aponta a carta.

Entre as demandas para um quadro único estão a consolidação de direitos dos celetistas e a unificação das tabelas e a regulamentação de plano de desligamento com verba indenizatória. O quadro único aborda salário, remuneração e enquadramento, destacando que a tabela salarial acompanha os índices dos reajustes salariais concedidos pelo Governo aos servidores públicos. A proposta ainda sugere o direito à licença prêmio concedido aos empregados públicos.

Voltar a Notícias