Copel deve adotar protocolos mais rigorosos contra o coronavírus

Coletivo sindical sugere medidas para coibir proliferação do vírus

Valencia Espanha 16 03 2020-Policiais nas ruas de cidades da Espanha evitando aglomerações e circulação em transportes. Foto UME
16.MAR.2020

A Copel é a maior empresa do Paraná com seus funcionários e colaboradores desempenhando trabalho em ambientes abertos e fechados, com vários locais comportando mais de 500 empregados simultaneamente. A característica multidisciplinar exige que a empresa adote medidas rigorosas de proteção aos copelianos como forma de colaborar para que o coronavírus não se espalhe no estado e no ambiente de trabalho.

Um estudo de pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, estima que quase meio milhão de brasileiros podem ser mortos pelo vírus nos próximos meses caso medidas de contenção não sejam adotadas. Na Itália, onde houve demora nessas medidas, o país pulou de um paciente contaminado internamente em fevereiro para 21 mil pessoas infectadas. Atualmente são são mais de 2 mil mortes. No Brasil, no último dado do Ministério da Saúde atualizado em 15 de março, já eram mais de 200 casos confirmados, sendo 6 no Paraná. Por enquanto, são 1913 suspeitos em todo o Brasil e 72 no Paraná.

Rapidez na contaminação

Um dado preocupante é de que uma pessoa que contraiu o vírus pode acabar transmitindo para seis pessoas na média. O coronavírus pode ficar incubado de 2 a 14 dias antes de ser detectado. Isso significa que os números atuais tendem aumentar vertiginosamente, uma vez que o país está longe do ápice da contaminação. Outro fato alarmante pode ser a incapacidade de prestar atendimento à população. O Brasil tem, atualmente, 14,8 mil leitos de UTIs no SUS. Estimativa de Associação de Médicos é de que precisa aumentar em 20% (2960) essa quantidade para atender a demanda que está por vir.

Superlotação e incapacidade de atendimento

Agora compare a quantidade de leitos com a estimativa do estudo de Oxford (478 mil mortos) e a informação de que a taxa de hospitalização é de 20%, sendo 5% em estado grave, e veremos que vai faltar hospital para atender tanto paciente. Em uma conta rápida, se os 7 mil copelianos fossem infectados, cerca de 350 precisariam de uma UTI. Ou seja, não dá pra esperar a contaminação, uma vez que a preocupação é, principalmente, com a alta taxa de transmissão da enfermidade.

Orientação da Copel

A recomendação da Copel para o combate ao coronavírus tem sido insuficiente. Não há orientação para gestantes ou trabalhadores acima de 60 anos permanecerem em casa. Não se recomenda o uso de máscaras em ambientes coletivos da empresa e apenas se reforça medidas de higiene já divulgadas pela Prefeitura de Curitiba, Secretaria de Saúde do Estado e Ministério da Saúde. Já o cancelamento de reuniões das diretorias ou reuniões remotas é insuficiente para abranger toda a diversidade de trabalhadores da Copel.

Nesse ínterim, parece que a empresa espera que a pandemia se alastre entre os trabalhadores para tomar medidas emergências. Por outro lado, temos visto ações de parte do poder público e de empresas muito mais cautelosas e ativas para, juntos, conter a possibilidade de se alastrar o vírus no país e no Paraná. Universidades Federais e particulares no Estado já suspenderam aulas. O mesmo aconteceu no sistema público de ensino no Rio Grande do Sul e outros estados. Empresas estão colocando seus funcionários em casa, adotando o teletrabalho e mudando horários de expediente. A Vale, por exemplo, colocou em pauta a suspensão das operações em todo o mundo.

Protocolo mais rigoroso

Diante disso, se requer que a direção da Copel adote protocolos mais rigorosos contra a pandemia:

– Reduzir jornada de trabalho dos colaboradores, principalmente para evitar horários de pico

– Adotar home office e teletrabalho

– Mudar jornadas de trabalho para que ambientes tenham menos profissionais

– Fornecer kits de higiene a funcionários e colaboradores

– Suspender atividades que não sejam consideradas essenciais

– Suspender a leitura de energia realizada por empregados e terceiros

– Restringir manutenções do sistema elétrico ao estritamente necessário

– Custear exames de funcionários ou familiares com suspeita de coronavírus

– Conceder licença para gestantes e funcionários acima dos 60 anos

– Divulgar material impresso e online com medidas de prevenção para os copelianos