Copel lucrou R$ 1,1 bi no primeiro trimestre de 2019

29.JUL.2019

Por Manoel Ramires/Senge-PR

Governador Carlos Massa Ratinho Junior participa da solenidade de posse do presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero. – Curitiba, 16/01/2019 – Foto: Arnaldo Alves/ANPr

Com crescimento de 39,3% no primeiro trimestre de 2019, a Copel já lucrou R$ 1,1 bilhão, segundo informe da empresa ao mercado financeiro. Desse valor, R$ 506 milhões são de lucro líquido, representando um crescimento de 42,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse valor fez com que as ações da Copel também pagassem 42,9% a mais aos seus acionistas controladores. De acordo com o comunicado, parte do faturamento ocorreu com o crescimento de 5,1% no mercado fio da Copel Distribuição e a redução de 27,1% nos custos com pessoal e administradores.

O lucro bilionário da Copel em três meses tem como origem o crescimento de 6,8% da energia vendida aos consumidores finais e o crescimento do mercado de fio. Somente a Copel Distribuição registrou EBITDA de R$ 329,8 milhões no primeiro trimestre de 2019, montante 151,1% superior aos R$ 131,3 milhões registrados no primeiro trimestre de 2018. Esse resultado é consequência, especialmente, do reajuste de 16,42% na TUSD, em junho de 2018, alinhado ao crescimento de 5,1% do mercado fio.

EBITDA significa o lucro bruto, antes do cálculo de juros, impostos e amortizações. Já TUSD significa “Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição” e é o valor monetário unitário determinado pela ANEEL, em R$/MWh ou em R$/kW, utilizado para efetuar o faturamento mensal de usuários do sistema de distribuição de energia elétrica pelo uso do sistema”. Portanto, o novo lucro recorde da Copel se deve ao aumento da tarifa paga pelos paranaenses de  15,61% a partir de junho de 2018.

Os ganhos também têm como causa a redução de custos com pessoal e demissões. “Os custos com pessoal, excetuando planos previdenciário e assistencial, totalizaram R$ 284,6 milhões no primeiro trimestre de 2019, montante 27,1% inferior aos R$ 390,3 milhões registrados no primeiro trimestre de 2018, reflexo, principalmente, da provisão de R$ 91,2 milhões para indenização referente ao Programa de Demissão Incentivada (PDI) no 1T18 e da redução de 590 funcionários nos últimos 12 meses”, esclarece o comunicado.

A Copel Telecom participa pela quarta vez consecutiva do Futurecom, principal evento das indústrias de telecomunicações e tecnologia, que reúne os mais importantes agentes desse mercado na América Latina, de 15 a 18 de outubro, no São Paulo Expo. – Curitiba, 16/10/2018. – Foto: Divulgação Copel

Copel Telecom tem lucro de 34,4%
Em franco processo de privatização pelo governo do estado, a Copel Telecom também registrou aumento expressivo de lucro no primeiro trimestre, conforme levantamento da própria empresa.

A Copel Telecom registrou um EBITDA de R$ 35,9 milhões no primeiro trimestre de 2019, um aumento de 34,4% em relação aos R$ 26,7 milhões registrados no mesmo período de 2018. O lucro bruto deve-se a ampliação da base de clientes e da “redução das despesas com pessoal e administradores, parcialmente compensado, sobretudo, pelas desativações de infraestruturas de equipamentos de clientes”. O lucro líquido da Copel Telecom foi de R$ 3,5 milhões.

O comunicado ainda destaca a grande rede que a empresa possui para o mercado de telecomunicações. “Em março de 2019, a rede de cabos de backbone/backhaul era de 34,2 mil km, transportando dados em ultravelocidade e gerenciando um anel óptico que atende aos 399 municípios do Paraná, com um portfólio de produtos de transporte de dados, voz e datacenter”.