Copelianos rejeitam proposta de ACT

Proposta foi rejeitada com 2.943 votos negativos; PLR foi aceita

22.SET.2020

Na última sexta-feira (18) foi encerrada a votação para o aceite ou rejeição das propostas da Copel para a celebração do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2022 e do Acordo específico da Participação nos Lucros e/ou Resultados – PLR 2021 e 2022.

A proposta para a PLR foi aceita com 2.341 votos positivos e 1.534 votos negativos. Brancos, nulos e abstenções somaram 27 votos. Já o ACT foi rejeitado com 2.943 votos negativos, contra 1.009 votos positivos. Brancos, nulos e abstenções somaram 8 votos.

Em função da pandemia de Covid-19, a AGE, a votação e a compilação dos votos aconteceram digitalmente. Apesar disso, o comparecimento dos copelianos ficou abaixo do esperado, com um índice de participação menor do que o registrado na última campanha salarial, que aconteceu com AGEs e urnas presenciais.

Com a rejeição da proposta para o ACT, os Sindicatos enviaram à Copel, nesta segunda-feira (21), um ofício requisitando a reabertura das negociações e o envio de Cartas de Garantia de Data Base, que garantem aos trabalhadores os atuais benefícios até a assinatura do novo Acordo. A empresa também foi informada do aceite da proposta para a PLR.

:: Veja aqui o Ofício enviado à Copel

:: Veja aqui o pedido da Carta de Garantia de Data Base

Taxa Assistencial

Para possibilitar a reposição financeira das entidades sindicais diante de todos os encaminhamentos necessários aos processos negociais, além de toda a estrutura necessária para realização de assembleias e votações virtuais, e visando a manutenção dos Sindicatos para as lutas e enfrentamentos que virão nos anos seguintes, o acordo para a PLR prevê o desconto da Taxa Assistencial de R$100, em favor do Senge-PR. Engenheiros e engenheiras filiados ao Senge-PR não sofrerão o desconto desta Taxa.

Informamos que, apesar da importância de manter as entidades sindicais que têm garantido as negociações ao longo dos anos, existe a possibilidade de oposição à Taxa, que deve ser feita até o dia 28 de setembro. Excepcionalmente, devido à pandemia de Covid-19, o Senge-PR aceitará o envio de cartas de oposição por meio digital. Para se opor ao desconto, é necessário enviar um e-mail para negociacao@senge-pr.org.br, anexando uma carta de oposição escrita de próprio punho, digitalizada junto com o crachá. Alternativamente, a carta pode ser assinada por certificado digital. A oposição deve conter CPF, RG e número do CREA.

Convidamos você também a considerar se tornar um sócio Senge-PR. Nossos filiados têm acesso à inúmeras vantagens, que vão de assessoria jurídica com valores reduzidos à descontos em instituições de ensino, parques de diversões, peças de teatro, entre outros. Saiba mais aqui.

O Senge-PR é o seu canal de negociação. Sua participação é muito importante, e possibilita a manutenção das nossas conquistas!