Diretorias regionais fazem palestras para estudantes de engenharia

GIRO DAS REGIONAIS: Formação profissional, mobilização e defesa da soberania são destaque

Dirigentes promovem planejamento da Fisenge para 2020

Bate papo com estudantes apresenta ações do Senge-PR

PONTA GROSSA | A diretora geral regional do município dos campos gerais, Josiane Burkner dos Santos, conversa nesta noite (26) com estudantes da turma da engenharia do Cescage (Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais). A engenheira Agrônoma do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e mestre em Agricultura e Doutora em Fitotecnia vai apresentar a eles o Programa Senge Jovem, desenvolvido pelo sindicato, que visa aproximar os acadêmicos da realidade do mercado.

Uma pesquisa contida no livro “O mercado de trabalho e a formação dos engenheiros no Brasil” realiza em parceria pela Fisenge e DIEESE mostra que cerca de dez cursos concentravam 91,7% das inscrições em 2017, destacando-se que quase um terço (30,3%) dos inscritos optaram pela Engenharia Civil, 15,1% pela Engenharia da Produção, 12,1% pela Engenharia Mecânica, 10,3% pela Engenharia Elétrica e 8,6% por Agronomia. O diagnóstico é de que há “excesso” de formandos diante da redução da oferta de emprego.

Já a palestra mostra como se organiza a categoria no estado e nacionalmente. No Paraná, a categoria dos engenheiros é fiscalizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR). Todas as unidades da federação têm um conselho de engenharia.

Campo Mourão recebe a visita de estudantes da Unespar

CAMPO MOURÃO | Está programado para o dia 28 de novembro uma visita de acadêmicos de Engenharia de Produção Agroindustraial da Unespar à sede da regional. A Diretora da Regional, Losani Perotti, que é engenheira Agrônoma da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), deve conversar com os estudantes.

Os acadêmicos podem se associar ao Senge-PR e ter desconto no Plano Estudante da Unimed. Os sócios aspirantes do Senge-PR podem aderir ao plano de saúde da Unimed Paraná com preços mais atrativos. O Sistema Unimed é formado por 375 cooperativas médicas, abrange 83% do território nacional e conta com mais de 100 mil médicos cooperados, sendo a maior rede de assistência médica suplementar distribuída em todo Brasil.

:: Mais informações clicando aqui

“A engenharia, a democracia, o sindicalismo e a soberania nacional” será tema do 12º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros

RIO DE JANEIRO | No último dia 23/11, durante a reunião do Conselho Deliberativo da Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros), foi definido o tema central do 12º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge) que será “A engenharia, a democracia, o sindicalismo e a soberania nacional”. De acordo com o engenheiro e presidente da Fisenge, Clovis Nascimento, o movimento sindical vive um momento de transformação diante do quadro de reformas trabalhista e previdenciária no Brasil. “Para além das reformas, ainda tramita, no Congresso Nacional, uma PEC de reforma sindical que poderá acabar, por exemplo, com os sindicatos de profissionais liberais, como engenheiros, jornalistas, advogados e médicos”, afirmou Clovis. Programado para os dias 10 a 12 de setembro de 2020, o 12º Consenge irá reunir, no Rio de Janeiro, engenheiros de 11 estados do Brasil de 12 sindicatos filiados à Fisenge.

Documentário “O Diagnóstico” debate intoxicações por agrotóxicos

Foto: AEN/PR

As cidades de Prudentópolis e Irati recebem no próximo dia 6 de dezembro o documentário “O Diagnóstico”. A obra de Beto Novaes debate as intoxicações por agrotóxicos no estado. O documentário conta a história de Lídia e a forma como o agrotóxico impacta as pessoas seja de forma individual ou coletiva. A reflexão discute como a sociedade está adoecida.

Em Prudentópolis, a exibição ocorre às 09h00, na ACIAP – Assoc. Comercial e Empresarial de Prudentópolis – Av. São João, 2335, 2º andar. Já em Irati, a exibição acontece às 15h00, na Câmara de Vereadores de Irati – Rua Dr. Correia, 139.

O evento conta com apoio de sindicatos, entre eles o Senge-PR, entidades governamentais, UFPR, Ministério Público e Emater, entre outros. O evento é gratuito. Em Irati será emitido certificado de participação com a duração de três horas.

Com reajuste de 5%, Simepar deve homologar acordo

CURITIBA | O acordo coletivo que envolve os profissionais de engenharia do Simepar deve ser homologado nos próximos dias. O resultado da negociação será encaminhada ao mediador do Ministério do Trabalho. O ACT definiu reajuste salarial de 5% e mesmo índice para o vale alimentação. O percentual deve ser aplicado ainda neste mês e de forma reatroativa a maio de 2019, mês da data-base no Simepar. O acordo tem vigência até maio de 2020. A negociação ainda manteve as cláusulas do acordo anterior.

Frente em Defesa da Soberania será lançada no Paraná no dia 2 de dezembro