Em AGE online, Sanepar aprova Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2022

Foto: Ike Stahlke/Sanepar
31.MAR.2020

Nesta segunda-feira (30), os engenheiros e engenheiras da Sanepar aprovaram a proposta para a celebração do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2022.

A Assembleia Geral Extraordinária (AGE), bem como a votação, aconteceu integralmente pela Internet. Um vídeo explicativo sobre o ACT foi publicado na página do Senge-PR no Facebook e no site da entidade, e a votação aconteceu através do site do Crea-PR e por e-mail. A minuta do Acordo foi compartilhada com antecedência com os votantes, para que dúvidas fossem enviadas e esclarecidas no vídeo.

A proposta foi aprovada com 199 votos favoráveis e 5 contrários. O ACT mantém a maioria das cláusulas anteriores, garantindo o reajuste salarial com base no INPC (3,92% para 2020), e o abono salarial (valor equivalente a 110% de uma remuneração base, acrescido do valor fixo de R$ 2.502,23 já corrigido pelo INPC). A principal mudança deste ACT é a vigência de 2 anos, de 1º de março de 2020 a 28 de fevereiro de 2022.

:: Leia aqui a minuta do ACT

A Assembleia e votação aconteceram virtualmente para atender as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a proliferação do Covid-19, preservando a saúde dos nossos engenheiros e engenheiras. Esta foi a primeira AGE inteiramente online realizada pelo Senge. Em fevereiro, a assembleia referente ao Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) da Sanepar também foi transmitida pela página do Facebook da entidade, mas uma AGE presencial foi realizada na sede do Senge.

Agora, o Senge aguarda o envio da minuta final do ACT para análise e posterior registro na Delegacia Regional do Trabalho.

Participe das eleições do Senge-PR nos dias 14, 15 e 16 abril

As eleições do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) acontecem nos dias 14, 15 e 16 de abril. Os associados votam para eleger a Diretoria Colegiada e o Conselho Fiscal. Os associados do interior ainda votam para definir a Diretoria Regional de sua localidade. O Senge-PR tem sete regionais. A nova direção ficará no comando do Sindicato e das regionais na gestão que compreende o triênio 2020/2023. Em virtude da pandemia, a Comissão Eleitoral incentiva que o voto seja feito eletronicamente, pelo sistema do CREA-PR. É fundamental que os associados atualizem seus dados e participem para atingir o maior quórum possível. Clique aqui e conheça as candidaturas.