Em meio a pandemia, Copel registra lucro de R$ 1,8 bilhões apenas no segundo trimestre de 2020

Valor representa 458,3% comparado com o mesmo período de 2019

Empresa apresentou os resultados do segundo trimestre de 2020

Por Manoel Ramires/Senge-PR

A Copel atingiu lucro de R$ 1.793,3 milhões antes de juros, impostos, depreciação e amortização apenas no segundo trimestre de 2020, em meio a pandemia. O resultado é 89,4% maior que os R$ 947,0 milhões registrados no segundo trimestre de 2019. Segundo comunicado da empresa ao mercado financeiro, a diferença milionária é resultado da mudança de entendimento com relação ao recolhimento de impostos. Decisão judicial conferiu à “Copel Distribuição o direito de excluir o ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS.

No dia 16 de junho de 2020, transitou em julgado a decisão favorável à Copel Distribuição que reconhece o direito de excluir o ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS. Esse assunto tem efeito retroativo à 2004. Nisso se “refletiu no registro de R$ 809,1 milhões na linha de “outras receitas operacionais”.

Ao celebrar o resultado financeiro, o relatório da empresa destacou que “o acréscimo de R$ 1,0 bilhão no resultado financeiro até 30 de junho de 2020, correspondente a 458,3% comparado com o mesmo período de 2019”.

Empresa teve lucro astronômico por conta da mudança de cálculo

Por outro lado, mesmo desconsiderando os efeitos não-recorrentes que impactaram o resultado, especialmente a decisão judicial, “o lucro líquido ajustado do 2T20 seria de R$ 514,6 milhões, crescimento de 20,0% em relação ao montante registrado no 2T19”, revela o demonstrativo.

No ano de 2020 e mesmo sob os efeitos da pandemia, a receita operacional líquida totalizou R$ 4.667,3 milhões, representando crescimento de 26,8% em relação aos R$ 3.682,1 milhões registrados em igual período no ano anterior.

Copel Telecom registra lucro

A Copel Telecom, empresa que está na ordem do dia para ser privatizada pela agenda neoliberal do Governador Ratinho Junior (PSD), também se beneficiou com o entendimento de que o ICMS não deve ser incluído na base de cálculo do PIS e COFINS. Com isso, “o valor retroativo, estimado em uma posição conservadora, é de R$ 19 milhões, já considerando a correção monetária pela SELIC”.

A decisão, em caráter liminar, aconteceu em 15 de maio de 2020, um mês antes do  Conselho de Administração da Copel aprovar a privatização total da empresa de banda larga. Uma audiência pública restritiva acontece nesta quarta-feira (19).

A empresa de banda larga registrou um EBITDA de R$52,6 milhões no segundo trimestre de 2020. Isso representa quase R$ 20 milhões a mais que igual período do ano passado. A diferença é percebida pela redução de terceirizados e recuperação de equipamentos. Por fim, a Copel Telecom apresentou lucro de R$ 9,2 milhões ante R$ 0,8 milhões de lucro registrado no mesmo período do ano anterior.

:: Clique e leia “Audiência Pública sobre privatização da Copel Telecom terá audiência restrita”

Covid e Copel

Já a Copel Distribuição recebeu, em 31 de julho de 2020, o montante de R$ 869,5 milhões, referente ao repasse da totalidade dos recursos destinados à Copel Dis, provenientes da Conta-Covid, sob coordenação da CCEE. De acordo com a empresa, essa medida tem o objetivo de equilibrar o caixa das empresas de distribuição de energia elétrica e evitar que os efeitos da inadimplência e da redução no consumo de energia elétrica durante a pandemia do coronavírus.

Em meio ao isolamento social, a Copel adotou o trabalho em home office nas áreas em que é possível adotar este formato, restrições de viagens, reuniões por videoconferência, acompanhamento diário do quadro de saúde e bem estar dos colaboradores.

Momento de negociação para copelianos

A decisão judicial sobre os impostos e a Resolução nº 885 que dispõe sobre a conta-covid da Aneel que injetou dinheiro na companhia para combater a estimativa de perdas com a inadimplência (R$ 36 milhões) favorecem a negociação dos funcionários com a Copel. Com a pandemia e as pessoas em casa, o consumo de energia aumentou. Os trabalhadores estão em processo de formação de pauta e realizando assembleias gerais para entregar as reivindicações à direção da Copel.