Em reunião com Senge, prefeito de Curitiba sugere criar comissão para debater valorização profissional de engenheiros e arquitetos

Senge Paraná
28.ABR.2014

A valorização dos profissionais de engenharia e arquitetura do serviço público municipal de Curitiba foi tema de reunião realizada nesta segunda-feira (28), entre o Senge-PR, SindArq, Crea-PR, representantes dos servidores e prefeito Gustavo Fruet.

Os engenheiros e arquitetos do quadro municipal buscam, desde o final do ano passado, iniciar negociação de plano de carreira e valorização profissional com a prefeitura. Em 18 de dezembro do ano passado, engenheiros e arquitetos da administração municipal protocolaram documento na Prefeitura com mais de 300 assinaturas de servidores públicos dessas categorias profissionais propondo com 28 itens para a realização de primeira etapa de um plano de carreira.

Sem uma resposta que atendesse aos questionamentos e reivindicações, um grupo de quinze profissionais, representando os aproximadamente 400 engenheiros e arquitetos servidores, buscaram o Senge, SindArq e o Crea para para abrir um espaço de negociação com a prefeitura. Segundo o presidente do Senge-PR, o serviço público, ao longo de gestões que não atuaram de forma a valorizar os engenheiros e arquitetos, acaba não sendo mais uma opção de carreira para esses profissionais, que acabam partindo para a inciativa privada, que vem reservando melhores salários e condições de trabalho.

“Curitiba teve sempre o reconhecimento de suas ações de urbanismo – apesar de nas últimas gestões ter deixado a desejar quanto ao planejamento urbano. No entanto, esse reconhecimento não refletiu nas carreiras dos engenheiros e arquitetos, principais responsáveis pelas obras da cidade. Afora isso, as oportunidades no setor privado estão muito melhores, principalmente na construção civil, fazendo com que os profissionais não vejam mais o serviço público como atrativo. Quem perde com isso é a população, com a falta de valorização desses profissionais que exercem ações de responsabilidade sobre a vida cotidiana de toda a sociedade, pensando em políticas que atendam a todos, em obras que vão dar facilidades a vida de todos”.

A necessidade de melhores condições salariais e perspectiva de carreira do setor público municipal também foi reforçado pelo presidente do Crea-PR, Joel Krüger, que apontou a responsabilidade dos engenheiros e arquitetos no planejamento e execução de obras em Curitiba. “O Crea-PR tem uma preocupação muito grande na valorização dos engenheiros e arquitetos, sobretudo no serviço público, em que é fundamental a atuação e importância desses profissionais na fiscalização de obras, no planejamento do escopo de projetos e em uma série de ações que são extremamente necessárias para a sociedade”.

Para o prefeito, é preocupação da atual gestão a valorização dos profissionais do quadro municipal, tanto que, desde a metade de 2013, a Prefeitura vem, por meio de grupos de trabalho com participação dos servidores, debatendo um plano de carreira para os trabalhadores do quadro municipal. Após ouvir as reivindicações dos engenheiros e arquitetos, o prefeito Gustavo Fruet sugeriu a criação de uma comissão para tratar das reivindicações dos profissionais. De acordo com o prefeito, a comissão trataria da valorização dos engenheiros e arquitetos a partir de uma agenda de negociações a ser construída em conjunto com a Secretaria Municipal de Recursos Humanos e com a secretária da SMRH, Meroujy Giacomassi Cavet.

Além do grupo de trabalho sinalizado pelo prefeito, as entidades buscarão agora reunião com a Câmara de Vereadores para apresentar as reivindicações dos profissionais de engenharia e arquitetura. O objetivo é sensibilizar os vereadores da necessidade de valorização dos profissionais, e buscar apoio dos parlamentares na construção e aprovação de projetos de lei que atendam as reivindicações dos profissionais.

Voltar a Notícias