Embaixador da Espanha diz que engenheiros ibéricos são mais qualificados que os brasileiros

Senge Paraná
21.JAN.2014

O embaixador da Espanha no Brasil Manuel de La Camara, em recente entrevista à agência EFE, afirmou que os engenheiros espanhóis que estão trabalhando em nosso país “prestam um duplo serviço ao Brasil. Oferecem mão de obra qualificada, graças ao investimento em educação do Estado espanhol, e, além disso, formam os engenheiros brasileiros”.

As declarações do embaixador da Espanha no Brasil à EFE foram replicadas em diversos portais de notícias, entre eles a versão de língua espanhola do Terra http://bit.ly/1fVxb2t . Entretanto, em sua versão brasileira o portal Terra editou o texto retirando a parte em que o diplomata faz menção ao que considera a diferenciação dos engenheiros espanhóis e brasileiros. Veja no link a seguir, a versão brasileira do texto sem a referida afirmação de Manuel de La Camara: http://bit.ly/KBZeW1

Para o presidente do Senge-PR, Ulisses Kaniak, a escola de engenharia brasileira não deve nada à estrangeira. “O diplomata emitiu uma opinião que não reflete a realidade. Os engenheiros brasileiros estão entre os melhores profissionais do mundo”, observa Kaniak.

As afirmações do diplomata ibérico são rebatidas em artigo do jornalista Mauro Santayana, publicado no Jornal do Brasil, nesta terça-feira, 21. ” As declarações de Sua Excelência o embaixador da Espanha — que mereceriam alguma reação da comunidade acadêmica nacional e do Clube de Engenharia — mostram que a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República — também notícia no país de Cervantes — não está sabendo se fazer entender em alguns países, quando trata da política brasileira de imigração de mão de obra especializada”, afirma Santayana em seu artigo.

Em seu texto, o experiente jornalista, que é prêmio Esso de Reportagem de 1971, faz uma crítica à ausência de uma política estratégica do governo brasileiro relacionada a entrada de profissionais estrangeiros em nosso país. Para ler a íntegra, acesse: http://bit.ly/1drCEpU

 

A versão de língua espanhola do portal Terra traz as afirmações do embaixador Manuel de La Camara sobre a superioridade dos engenheiros espanhóis em relação aos brasileiros.
A versão de língua espanhola do portal Terra traz as afirmações do embaixador Manuel de La Camara em que ele considera os engenheiros espanhóis superiores aos brasileiros.
No Brasil, o portal Terra editou a notícia da EFE retirando as afirmações do embaixador da Espanha relativa aos engenheiros.
No Brasil, o portal Terra editou a notícia da EFE retirando as afirmações do embaixador da Espanha relativa aos engenheiros.

 

Voltar a Notícias