Engenheiro lança livro sobre mercado consumidor de energia livre

Obra de Frank Toshioka aborda Mapeamento, Modelagem, Contratos, Medições

Frank é estudioso da área de engenharia elétrica. Foto: Divulgação
Comunicação
21.DEZ.2022

O livro “Consumidores Livres de Energia: Mapeamento, Modelagem, Contratos, Medições” surgiu diante das dificuldades naturais de quem está começando nos assuntos relacionados à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), que, dentre outros, faz a consolidação de medições de fronteira (SMF – Sistema de Medição para Faturamento) e a contabilização energética do Brasil todo. Essa é a explicação do engenheiro eletricista e  Cientista de Dados, Frank Toshioka para sua mais nova obra.

Segundo ele, existem vários materiais sobre o tema disponíveis a todos na internet, mas sem uma devida organização. “As pessoas podem ser desestimuladas a avançar nos estudos. Assim, nossa obra propõe organizar de forma didática um pouco dos Procedimentos de Comercialização, Regras de Comercialização e materiais disponíveis no site da CCEE”, esclarece o autor.

Neste livro, Toshioka também explica um pouco das Legislações e Normas da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e também sobre os Procedimentos de Rede do ONS (Operador Nacional do Sistema), principalmente no tocante ao SMF.

“A proposta foi ordenar em uma linha cronológica assuntos como comercialização de energia elétrica e mercado livre de energia, explicando algumas das atividades da CCEE, avançando sobre algumas características deste mercado livre tais como quem pode estar participando deste mercado e também quais as vantagens de se comprar no mercado livre de energia”, sintetiza. 

A obra está disponível na internet e tem 128 páginas. Nela, ainda se aborda o Sistema de Medição para Faturamento, Medição Física e Medição Contábil, Preço de Liquidação das Diferenças, Contratos, Balanços Energéticos, Liquidação e Garantias Financeiras, MVE e Leilões.

“Acabo percorrendo a parte operacional com o cadastro de pontos de medições, comercializador varejista, plataforma de integração, infográficos CCEE, mercado livre de energia em outros países, abertura do mercado, números do mercado livre e finalmente Modernização do Setor Elétrico e trazendo alguns insights de avanços do setor elétrico brasileiro com algumas propostas de alterações de regulamentações e algumas novas tecnologias que podem vir a ajudar neste avanço”.

::. ADQUIRA AQUI A OBRA VERSÃO VIRTUAL

::. Haverá versão impressa em pré-venda clicando aqui

O AUTOR

Frank Toshioka é mestre em Desenvolvimento de Tecnologia, Engenheiro Eletricista e Conselheiro do CREA-PR representando o Senge-PR

Voltar a Notícias