Engenheiros do CREA-PR conseguem INPC e mais benefícios previdenciários

Negociação aconteceu durante pandemia de coronavírus e MP que reduz direitos e vencimentos

Foto: Arquivo CREA-PR
16.ABR.2020

O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2021 dos profissionais do CREA-PR foi registrado na Secretaria do Trabalho. Ele foi aprovado pelos funcionários em votação virtual ocorrido em 8 de abril. 289 empregados votaram, sendo que 242 empregados aceitaram a proposta, 45 recusaram e 2 votaram em branco.

O acordo deste ano garantiu o INPC para todas as rubricas salariais e ainda no auxílio creche e auxílio filho excepcional. Em meio a pandemia de coronavírus e a MP 936 em que os trabalhadores perdem renda com a suspensão do contrato de trabalho ou redução da jornada, a negociação desse ano ainda conquistou melhorias no plano de previdência privada.

Entre as medidas aprovadas está a implantação do benefício cesta básica no valor de R$ 520,00 por mês, inclusive nas férias, a ser recebido por meio do vale alimentação (VA). Com relação à previdência, houve avanços para os engenheiros. Anteriormente o teto era R$ 110 e agora ele passa a ser 3% do salário individual.

O resultado da negociação também é considerado positivo em um cenário econômico de recessão e com medidas que diminuem a renda dos trabalhadores, como a MP 936. Com essa medida provisória, os engenheiros podem perder até 71% da renda em caso de suspensão do contrato de trabalho ou até R$ 14 mil em 90 dias no caso de se reduzir a jornada de trabalho.

:: Clique aqui e leia Engenheiros podem perder 71,1% da renda com MP 936

Assim que começaram a ser publicados os decretos de isolamento social, os profissionais do CREA-PR entraram em 15 dias de férias compulsória. No próximo dia 19 de abril, a pedido do Senge-PR, acontece uma reunião para avaliar os rumos da pandemia.

“É um momento de superação para todos nós. Mesmo assim, os sindicatos garantiram a reposição da inflação no ACT e ainda estão na linha de frente dos debates para que engenheiros e trabalhadores não percam renda nessa conjuntura. É fundamental que a sociedade apoie e fortalece o Senge-PR e outras entidades neste momento”, enfatiza Ricardo Marrafão, do Senge-PR.

Carta de Oposição

Com o registro do ACT, de acordo com a cláusula 44ª  reversão salarial, é aberto o prazo de 10 dias para que os empregados que não quiserem contribuir com a manutenção do seu sindicato, faça sua carta de oposição. Excepcionalmente neste ano, em virtude da atual situação de isolamento, a entidade aceita a carta de oposição via e-mail. O empregado deverá fazer o requerimento individual, assinar, digitalizar e encaminhar para o e-mail negociacao@senge-pr.org.br.

Seja Associado

Os engenheiros que se associarem até 27 de abril não pagam a taxa, passam a ter uma rede de benefícios e convênios oferecido pelo sindicato, e ainda reforça a entidade para as batalhas atuais.