Senge convoca engenheiros e arquitetos da Prefeitura para debater valorização profissional nesta quinta-feira

10.ABR.2014

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná  e o SindArq convocam todos os engenheiros e arquitetos do quadro municipal de Curitiba participar de reunião, nesta quinta-feira (10), às 19 horas, para a apresentação e debate da resposta da Prefeitura à proposta de plano de carreira  das categorias encaminhada ao Prefeito Gustavo Fruet em dezembro passado.  A reunião será realizada na sede do Senge-PR, na rua Marechal Deodoro, 630, 22.º andar, sala 201, Centro Comercial Itália.

Na quinta-feira passada, os presidentes do Senge-PR e SindArq e um grupo de cerca de quinze engenheiros e arquitetos do quadro público municipal de Curitiba reuniram-se com o diretor do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoas (RHDP), da Secretaria Municipal de Recursos Humanos de Curitiba, Sergio Malheiros Mahlmann, para debater a resposta da administração municipal à proposta de Plano de Carreiras realizada pelos profissionais., conforme compromisso firmado pela Secretária Municipal de Recursos Humanos, Meroujy Giacomassi Cavet, no dia 1.º de abril, com as entidades e os profissionais que estiveram em seu gabinete reivindicando um plano de carreira com progressão salarial das categorias.

De acordo com Mahlmann, as discussões sobre a construção de um plano de carreira só poderá acontecer nos debates dos Grupos de Trabalhos (GT’s), compostos pela Prefeitura em março de 2013, responsáveis pela formalização de um plano. Porém, o diretor do RHDP sinalizou a possibilidade de avanços nas negociações de temas específicos das categorias, como o pagamento do piso profissional.

De acordo com o presidente do Senge-PR, Ulisses Kaniak, os sindicatos buscam agora trazer o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) e o Conselho Regional de Arquitetura (CAU-PR) para o debate, bem como voltar a atenção dos governantes do município para a importância da valorização das categorias do quadro da Prefeitura.

“Vamos agora trazer o Crea-PR e o Cau-PR para o debate, unindo as forças das entidades, que representam todos os profissionais de engenharia e arquitetura, e que podem somar esforços na busca da progressão salarial e valorização dos profissionais públicos do município. Em paralelo, recorreremos à Câmara e Prefeitura de Curitiba para sensibilizar o poder público da necessidade de ações que promovam a valorização dos engenheiros e arquitetos do quadro municipal”, afirma Kaniak.

Para a diretora-secretária de relações de trabalho do SindArq-PR, Cecy de Oliveira o fortalecimento das ações das entidades depende da participação efetiva da categoria. “Quanto mais mobilizados estiverem os arquitetos e engenheiros do quadro municipal, maior será a força dos Sindicatos nas negociações e nas conversas tanto na Prefeitura quanto na Câmara de Curitiba. Portanto, é muito importante que os profissionais participem dos debates dos Sindicatos, levando suas reivindicações, e debatendo soluções para um programa de valorização a ser apresentado à Prefeitura”.

A próxima reunião entre os Sindicatos e a Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura de Curitiba para debater a proposta e outras reivindicações dos profissionais será realizada no início de maio, com data a ser confirmada entre os dias 5 e 9.