ESPECIAL SHOW RURAL

A agricultura familiar e agroecologia em destaque

35a edição contou com 600 expositores e muito espaço para agricultura familiar e agroecologia
Comunicação
13.FEV.2023

Do dia 6 a 10 de fevereiro, o evento mostrou a força do agronegócio, agricultura familiar e agroecologia paranaense. Durante a 35a edição do Show Rural, em Cascavel, por dia, pelo menos 50 mil pessoas passam por aqui. Foram mais de 600 estandes com expositores que mostram a força e a importância do campo brasileiro e, principalmente, paranaense. E o Senge-PR marcou presença. Confira a nossa cobertura especial.

O papel dos engenheiros agrônomos

👨‍🌾👩‍🌾 ESPECIAL CASCAVEL | Suporte técnico para os agricultores, pesquisas sociais, ambientais e inovação, fiscalização e muito mais. O Show Rural contou com mais de 3,1 mil engenheiros agrônomos. Destes, pelo menos 120 pesquisadores e extensionistas atuaram em 12 estações do IDR-Paraná IAPAR EMATER. São profissionais fundamentais para levar conhecimento e inovação à agricultura familiar e agroecológica do Paraná. E quem são esses profissionais do futuro?

ℹ️ SAIBA MAIS | https://bit.ly/3EbKT0h

A agricultura familiar e agroecológica conciliam tecnologia avançada e conhecimento

Máquinas enormes, tratores sem condutores, colheitadeiras de alta precisão, pulverização com drone utilizando GPS. O agronegócio é altamente tecnológico. Por outro lado, nem por isso a agricultura familiar e agroecológica não são também. Essa é a avaliação dos engenheiros agrônomos que participaram do 35o Show Rural. Eles contrariam a visão equivocada de que as técnicas de produção de alimentos é rudimentar e ultrapassada. Em muitos casos, o conhecimento aplicado é extremamente contemporâneo, engenhoso e, principalmente, mais rentável que muitos latifúndios.

ℹ️ SAIBA MAIS | https://bit.ly/3lDazwk

Alimento saudável e empregos Os “bons frutos” da agricultura familiar e agroecológica

Mais de 80% do que todo brasileiro come vem da agricultura familiar”, conta a engenheira agrônoma, Josiane Burkner dos Santos, Diretora da Regional de Ponta Grossa. No Show Rural, em Cascavel, ela e outros profissionais estiveram presentes mostrando a importância do setor para o campo brasileiro e paranaense.

Senge-PR prestigia evento que reuniu pelo menos 3,1 mil engenheiros agrônomos

⚙️▶️ SENGE PLAY | VOCÊ CONHECE O SISTEMA AGROFLORESTAL?

♻️ Esse sistema reúne as culturas de importância agronômica em consórcio com as plantas que integram a floresta. Ele oferece três grandes vantagens, segundo Julian Matos: econômica, ambiental e social. Durante o 35o Show Rural, o IDR-Paraná IAPAR EMATER, apresentou ao público uma plantação de frutos dentro do sistema agroflorestal. “Quanto mais a gente tiver sistemas que se aproximam da dinâmica das florestas, mas sustentáveis eles serão”.

O outro lado do Show Rural

O evento tem de tudo um pouco. Máquinas, tecnologia, inovação, bancos de empréstimo e conhecimento. Tem muito agronegócio, mas também têm preservação do meio ambiente e responsabilidade social. É o outro lado do Show Rural, que foca na agricultura familiar e na agroecologia.

GALERIA DE FOTOS: Show Rural

O Senge-PR está participando do Show Rural, em Cascavel. De 6 a 10 de fevereiro, mais de 50 mil pessoas por dia devem visitar os mais de 600 expositores. O evento ainda conta com mais de 3,1 mil engenheiros agrônomos mostrando toda a importância do campo para a economia e desenvolvimento do Paraná.

CONFIRA MAIS FOTOS DA GALERIA NO FACEBOOK

Senge-PR e CREA-PR enaltecem o papel da engenharia agronômica

Do mercado à responsabilidade social. Tudo isso é visto no evento que conta com a participação do Senge-PR e do CREA-PR, duas entidades preocupadas tanto com avanço quanto com a proteção da natureza e dos interesses dos profissionais da engenharia.

Posse da diretoria da FEAPR mostra a força da agronomia paranaense

O meio rural é o motor do estado. E os engenheiros agrônomos são parte dessa engrenagem que faz o Paraná se desenvolver e inovar no campo brasileiro e mundialmente, produzindo alimentos e grãos. Para se ter uma ideia, a produção de grãos cresceu 440% de 1991 a 2023. Número que mostra o vigor e a capacidade de crescimento do setor.

Voltar a Notícias