Evento gratuito e virtual promovido pela UFPR comemora Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

"2º Meninas nas Exatas: Por Elas para Todos!" valoriza e incentiva a participação feminina na Ciência com oferta de atividades para diferentes públicos

Comunicação
03.FEV.2021

No dia 11 de fevereiro comemora-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, data instituída pela Unesco em dezembro de 2015 em reconhecimento ao papel feminino nas áreas científicas e como um marco para promover a equidade de gênero.

Nesta data, docentes e estudantes do Setor de Ciências Exatas e do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná, em parceria com demais profissionais e instituições, realizarão o “2º Meninas nas Exatas: Por Elas para Todos!”.

O evento tem como objetivo principal valorizar e incentivar a participação feminina nas Ciências Exatas, área que ainda enfrenta problemas de desigualdade de gênero e na qual as mulheres estão subrepresentadas.

Por conta da pandemia de Covid-19 o evento este ano ocorrerá totalmente em formato remoto, com atividades síncronas e assíncronas, que reúnem palestras, minicursos, oficinas, rodas de conversa, exposições sobre diferentes temas da Matemática, Química, Física, Computação, Estatística, Expressão Gráfica, questões de gênero e assuntos correlatos.

Para a professora Elisangela Campos, do Departamento de Matemática da UFPR, e uma das coordenadoras gerais desta edição, esta é uma oportunidade para que mais pessoas possam participar das atividades, contando com participantes de vários lugares do Brasil, “podendo levar essa discussão sobre as mulheres nas Ciências para mais gente”.

O Meninas nas Exatas pretende mostrar que as mulheres têm um papel importante no desenvolvimento da Ciência e que seus trabalhos são relevantes, mas muitas vezes desconhecidos. A professora do Departamento de Física e também coordenadora do “Meninas nas Exatas” Alessandra Souza Barbosa espera que o evento inspire meninas e mulheres a seguir a carreira nas Ciências Exatas, a ver a carreira científica como uma possibilidade real. Ainda, para as pessoas que já estão no meio acadêmico, o evento é um espaço para que se sintam acolhidas e representadas.

Além de incentivar as meninas e mulheres, estudantes de todos os níveis de ensino a continuarem os seus estudos nessa área, as organizadoras reforçam que o evento é aberto para todos os públicos e pessoas, não somente para as meninas e mulheres.

A representatividade nas Ciências Exatas

Por se tratar de uma área científica com pouca representatividade das mulheres, seja nos materiais didáticos, na mídia, nos espaços acadêmicos e grandes cargos de liderança, o evento é protagonizado por elas, atuando como organizadoras e/ou palestrantes e mediadoras nas mais de 50 atividades oferecidas gratuitamente ao público.

Para Elisangela, “o acesso das meninas ao mundo das Ciências Exatas nem sempre é apoiado e o evento procura mostrar que é possível ter uma carreira bem sucedida nessa área enquanto mulher”. Por isso, mulheres de várias instituições e áreas conduzirão atividades a exemplo da Oficina “Os pequenos e incríveis blocos de montar do universo” que será ministrada pela Prof.ª Dr.ª Tatiana Renata Simões, do Departamento de Química da UFPR, e tem como público-alvo crianças dos 3 aos 10 anos de idade para participarem de atividades sobre os átomos.

Alessandra enfatiza que o evento representa “acolhimento e sensação de pertencimento. Eu passei boa parte da minha trajetória acadêmica procurando, de alguma forma, me sentir parte da Universidade. Hoje isso acontece, em partes, por causa do “Meninas nas Exatas” e o projeto de extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências” que me fizeram sentir representada e, de fato, parte da universidade”.

As rodas de conversa, mesas, oficinas, palestras e minicursos possibilitarão a troca de vivências e experiências entre as ministrantes e o público, além da interação que ocorrerá por meio das redes sociais do Meninas nas Exatas e grupos parceiros na divulgação.

A professora Alessandra termina exaltado que “trabalhar com uma equipe de mulheres fortes, que desempenham as mais diferentes atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração na universidade e que ainda tem energia para organizar um evento como esse, me mostra que não estamos sós. E que unidas vamos mais longe e com mais qualidade!”.

Programação do evento

Ao longo de todo o dia 11, das 9h às 22h, haverá diversas atividades e o público pode se inscrever e montar uma grade de programação ampla para diversificar seus conhecimentos sobre as Exatas e as questões de Gênero e ter contato com cientistas de várias áreas.

O evento tem início oficial às 8h30min com a Solenidade de Abertura com mesa composta pelas autoridades da UFPR. Em seguida, às 9h, a palestra de abertura intitulada “E eu, não sou uma cientista?” proferida pela Prof.ª Dr.ª Bárbara Carine Pinheiros da Universidade Federal da Bahia apresentará uma abordagem antirracista e feminista para a historiografia das Ciências Naturais, a fim de compreender os processos de invisibilização de mulheres nas ciências, em especial, as negras, expondo suas produções e construindo estratégias de emancipação no campo.

No período da tarde, haverá uma Roda de Conversa que contará com a participação de professoras de Cabo Verde – África -, firmando uma parceria com o Brasil por meio de um projeto sobre a temática das Meninas nas Exatas. A Roda terá início às 14h (horário de Brasília). Ainda, a Mesa Redonda intitulada “Mulheres na ciência: Panorama e Futuro”, com início às 17h30min, abordará assuntos referentes a perguntas encaminhadas pelo público nas redes sociais pela perspectiva das debatedoras Christina Brech (Matemática – USP), Juliana Paula da Silva (Química – UFSC – representante do Parent in Science), Rita de Cassia dos Anjos (Física – UFPR) e Maria Cristina Elyote Marques Santos (Matemática – UNEB).

A conferência de encerramento “Mulheres na Ciência: uma verdade inconveniente”, programada para às 19h e com transmissão pelo YouTube, será proferida pela Prof.ª Dr.ª Marcia Barbosa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que mostrará não somente as barreiras para as mulheres entrarem nas Ciências Exatas como também a barreira geral de subirem em qualquer carreira. Ela apresentará evidências destes obstáculos e estratégias para mudar esta situação.

O evento segue com atividades ao vivo até às 22h do dia 11 de fevereiro.

Atividades Assíncronas

O “2º Meninas nas Exatas: Por Elas para Todos!”, por ser em formato remoto, com uma dinâmica que envolve momentos síncronos e assíncronos, permitiu que parte da programação pudesse se estender até o dia 15 de fevereiro, para que as pessoas que não tiverem condições de acompanhar alguma atividade de interesse a façam em dias posteriores ao encontro. E essas atividades assíncronas já estarão disponibilizadas para as pessoas inscritas a partir do dia 10, para que o público já entre no clima do evento.

Como exemplo do que as pessoas terão acesso de forma assíncrona, há uma palestra sobre a Estação Tubo Sustentável, apresentada pela professora do Departamento de Física Lucimara Stolz Roman; uma atividade investigativa sobre álgebra, intitulada “Qual o valor da letra?” e conduzida pela Amanda da Rocha Ribeiro, , aluna do curso de graduação em Matemática da UFPR; e uma oficina de programação ensinando a usar a plataforma Scratch para programar jogos, mediada por Nadia Luana Lobkov – estudante de Ensino Médio e Ana Gabriela Martinez – Professora do Departamento de Matemática, mãe e filha atuando juntas na proposição de uma atividade).

As pessoas também poderão colaborar com a escrita de um artigo coletivo enviando frases curtas que poderão ser incorporadas ao texto produzido durante o evento com narrativas sobre o machismo estrutural na Física e o modo como isso está afetando ou afetou as vidas das participantes.

Serviço

Inscrições: gratuitas e podem ser realizadas até o dia do evento pelo link: https://meninasnasexatas.wordpress.com/inscricoes/.

Site: https://meninasnasexatas.wordpress.com/

Facebook: https://www.facebook.com/meninasexatasufpr

Instagram: https://www.instagram.com/meninasexatasufpr/

Voltar a Notícias