Home Office visto com outros olhos

Covid-19 apresenta oportunidade de se relacionar diferente com o trabalho

Crédito: Pixabay
24.ABR.2020

Por Agatha Branco Santos*

Há cinco anos tenho atuado em home Office, ou seja, com escritório em casa. Inicialmente foi desafiador e me fez aprender uma nova forma de trabalhar com o agravante de ter que conciliar com a demanda de tempo, que os filhos exigem.

Porém antes de chegar nesta decisão, junto com minha sócia de projetos em geotecnologias, chegamos a visitar espaços para locação. Ao colocar tudo no papel, como gasto com reforma, custo de aluguel, água, luz, internet, segurança, limpeza, tempo no trânsito, gasolina e tudo que demanda em ter um escritório, vimos que seria inviável e que poderíamos utilizar nossa estrutura que já disponibilizamos em nossas casas.

Eu já contava com um espaço destinado a um escritório, o que facilita muito para quem quer trabalhar em casa e dar o nome de Home Office. A partir daí focamos nosso investimento inicial em melhorar nossa rede de internet, um website atrativo, um contador de confiança, nas redes sociais e em bons equipamentos de trabalho pessoais, ou seja, laptops.

A segunda etapa foi conseguir colocar regras de horário de trabalho, que é basicamente não trabalhar além dos horários comerciais, não atender ligações de cliente fora do expediente, mesmo que isso possa ser importante para um autônomo. A adoção de regras e rotina são fundamentais para que sua vida pessoal não seja interferida negativamente e que isso não vire hábito.

Foto: Pixabay

Planejar e criar rotinas é fundamental

Dentro dessa linha é importante seguir uma rotina de acordar cedo, tomar café, se organizar com atividades da casa e se arrumar como se fosse sair, tudo antes de entrar no escritório ou abrir o laptop. Porque a partir deste momento, que você já está ligado em sua rede de trabalho pode por exemplo surgir uma reunião online, mesmo que sem marcar. E é um período que você tem que estar disponível, como se estivesse no escritório da empresa. Dentro deste contexto, é válido informar os filhos que naquele momento você está trabalhando e só poderá ser interrompido se muito necessário.

Para os autônomos é importante ter um website atrativo com os contatos disponíveis para que o cliente chegue até você. Uma segunda ferramenta que vale investir são as redes sociais, pois a citação do nome da sua empresa ou do seu negócio pode pontuar para que seu site seja alavancado utilizando as ferramentas do Google.

Reunião virtual

A partir disso tudo passa a entrar nessa rotina. Como atuo com uma sócia, estamos disponíveis para conversar sempre via telefone ou pelos aplicativos de mensagens. No início, a maioria de reuniões com parceiros também eram realizadas via Skype. Agora utilizamos o WhatsApp por sua facilidade de conexão e porque conta com um custo embutido no plano de telefonia.

Conteúdo na nuvem

O que ajuda a nos organizar com projetos e orçamentos é que está tudo compartilhado na cloud, para que possamos juntas identificar as prioridades e não gerar acúmulo de trabalho ou correr o risco de deixar algo para trás.

Planejamento é algo que ajuda a manter o trabalho em dia e a não se perder na correria das atividades cotidianas. Começar a semana identificando tudo que deverá ser feito, seja entregas de trabalho, novos orçamentos ou visitas é importante, pois o fato de estarmos em home office nos faz ter horários flexíveis e se precisar levar um filho no dentista, por exemplo, vai sobrar para quem está em casa e que fique claro que “estar em casa” ≠ ”estar ocioso”.

Pandemia mudou a rotina?

Em tempos de pandemia, onde tantas pessoas no mundo se viram obrigadas a trabalhar neste formato, que não é novo e nem é fácil, mas que enfrentava até então preconceito por parte de alguns profissionais que não compreendem esse modelo de trabalho, tenho certeza que muitas pessoas mudaram sua forma de enxergar e até gostaram de poder trabalhar em casa.

Pois para quem é acostumado a levantar cedo, e ir para o trabalho, o home office era algo incompreensível. Além de reuniões virtuais que para muitos é a única alternativa neste período, em tempos normais algumas reuniões com clientes são feitas ou no escritório do contratante ou em espaços alugados como Coworking. Mas quando é uma reunião mais informal, é possível realizar reuniões, a custo praticamente zero, em cafés que tenham wifi grátis. Além de prático, nos tira um pouco da caixa que é trabalhar em um mesmo lugar sem outras pessoas junto para que possa haver uma troca ou apenas bater um papo furado.

Hoje o cliente vem até nós, seja via website, seja via indicação e resolvemos praticamente tudo em formato online, muitas vezes nem vemos o rosto de quem está contratando nosso serviço. Um dos fatores importantes que se deve levar em consideração para quem quer trabalhar como home office é não criar burocracia para ir adiante com projetos. E saber descartar trabalhos que não irão gerar receita, pois nosso tempo custa.

Pós pandemia

Acredito que para empresas públicas ou privadas o home office pode ser ainda mais vantajoso, já que algumas atividade não é necessário o atendimento ao público, e quem trabalha em casa acaba abrindo espaço para que mais uma pessoa possa ser contratada, sem ter que aumentar o espaço físico.

Neste caso é importante negociar e quem sabe ter melhorias no salário para quem trabalha em casa para que possa ser bem vantajoso. Outro ponto que nos alerta neste momento é que instituições vão precisar realizar concursos em breve, já que em uma pandemia como essas pessoas acima de 60 anos tiveram que ser afastadas, e alguns departamento acabam ficando sem funcionários.

*Agatha Branco Santos é Engenheira Cartógrafa e trabalha como autônoma. Ela também foi eleita para a nova direção do Senge-PR do triênio 2020/2023