Internas da penitenciária feminina do Paraná recebem cuidados especiais em ação pelo mês da mulher

Ação na Penitenciária Feminina do Paraná celebrou o mês da mulher; Coletivo de Mulheres do Senge-PR se mobilizou

Equipe de voluntários do Coletivo Você Não Está Sozinha, Usina de Ideias e Dia de Rainha. Foto: Carlos Savzyn
Comunicação
01.ABR.2022

Andria demora alguns segundos apreciando seu reflexo no espelho. “Como eu mudei….”, balbucia em meio a espanto e um sorriso tímido. Há três anos sem ver a própria imagem, a mulher se encanta com o reencontro consigo mesma.

Ela foi uma das 22 atendidas na ação realizada na última segunda-feira (28), na Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), em celebração pelo mês da mulher. No espaço da creche da unidade, elas receberam um dia de cuidados pessoais com a oferta de vários serviços, como corte de cabelo, manicure, maquiagem, limpeza de pele e atividades corporais. Roupas também foram levadas para que, após os cuidados, elas pudessem vestir por um tempo outras peças que não os habituais uniformes prisionais. “Eu não lembrava mais como era usar um vestido colorido”, disse gargalhando G. F. S.

A idealizadora da ação e coordenadora do Coletivo Você não Está Sozinha, Waleiska Fernandes, conta que o objetivo da atividade foi melhorar a autoestima de mulheres privadas de liberdade, refletindo na saúde mental e emocional e auxiliando no fortalecimento delas para lidar com o cárcere e com a vida pós regime fechado. “Quando pensei nesse projeto pensei nessas mulheres como em mim, nas minhas filhas, nas minhas amigas. Pensei nelas vivendo aquilo que é tão rotineiro pra quem está lá fora, mas que é tão restrito dentro de uma prisão. Essas mulheres um dia vão sair daqui e fazê-las se sentir seguras para retomar a vida lá fora é fundamental. Elas sentirem que não estão esquecidas é um meio de fortalecê-las”, defende a voluntária.

O projeto se tornou real graças à parceria de outros dois coletivos, Dia de Rainha e USINA de Ideias . “Unimos forças porque acreditamos que mulheres que transformam as vidas de outras mulheres mudam o mundo e isso nos motiva a estar aqui hoje”, enfatiza Waleiska.

Todo o trabalho foi realizado por profissionais que se voluntariaram por meio dos três coletivos que realizaram a atividade. Com formações e experiências variadas, elas aceitaram passar o dia dentro da unidade penal para auxiliar no cuidado às atendidas. Além de tratamentos estéticos, as internas participaram de aulas de dança e expressão corporal, vivências terapêuticas alternativas e sorteio de livros e cosméticos. Todas também receberam lanches, calcinhas e kits com produtos de higiene pessoal. “Isso aqui faz a gente se sentir importante. Dá mais vontade de fazer tudo certo pra sair logo e aproveitar a vida lá fora”, disse emocionada a interna J. C. C.

Uma experiência que mexe com quem está em privação de liberdade e com quem vive o voluntariado no cárcere pela primeira vez. “Foi uma experiência muito marcante. Queremos fazer muito mais vezes”, ressaltou Keslen Deleo, que ajudou na organização do projeto pelo coletivo Dia de Rainha. “A cada troca com elas era um aprendizado. Esse trabalho foi um presente pra mim”, enfatizou Andréia de Lima coordenadora da Usina de Ideias.

Outro viés da ação é distensionamento do ambiente prisional, repercutindo positivamente na vida de detentas e servidoras da unidade penal. “Projetos como esse proporcionam pras internas a expectativa de dias melhores, mudando o comportamento delas. Por isso, temos buscado que cada vez mais ações como essa aconteçam aqui. Precisamos que a sociedade se envolva com a execução penal”, afirmou a vice-diretora da PFP, Juliana Duarte.

Outra preocupação da iniciativa foi a inclusão das servidoras da unidade como beneficiárias da ação. Elas também participaram do sorteio de brindes e de cuidados estéticos e receberam lanches.

A atração cultural do dia ficou por conta das internas alunas do projeto de música da unidade, que fizeram uma apresentação especial durante a tarde, sob a coordenação da entidade Redirect.

Além dos três coletivos e da colaboração da Direção da unidade, a ação também teve o apoio do Coletivo de Mulheres do Sindicato dos Engenheiros (as) do Paraná e do Mandato do Vereador Dalton Borba.

Projetos futuros – A Penitenciária Feminina de Piraquara tem 380 presas e atualmente 202 participam de atividades educacionais e 68 estão implantadas em canteiros de trabalho. O sucesso da ação desta semana já faz com que voluntárias e Direção da unidade pensem em novas edições desse dia tão marcante para todas as envolvidas.

Fonte: Notícias do Cárcere

Voltar a Notícias