Juventude estudantil paranaense realizou congresso em busca de protagonismo e contra ataques à educação

17.SET.2019

Tayná Rafaela da Silva*

IMG_20190914_194816961

Entre os dias 13 a 15 setembro de 2019, foi realizado o 47º Congresso da União Paranaense dos Estudantes – “Para que amanhã não seja só um ontem com um novo nome”. na Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Campus Rebouças, localizado em Curitiba-PR.

O encontro serviu para a eleger a próxima direção da UPE, cuja presidente é Larissa Souza, estudante de química da UTFPR, e para a elaboração das metas para os dois anos de gestão da entidade. Os debates no evento serviram para consolidar a União Paranaense como fórum máximo de deliberação estudantil e com o compromisso de unificação das lutas estudantis, ampliação do movimento e direcionamento do debate político sobre a educação.

O congresso pautou sua programação em grupos de debates e em duas plenárias finais com temas: Aprovação dos Eixos de Movimentos Estudantis, Conjuntura e Educação e Eleição da diretoria da UPE.

Os temas no primeiro dia de debate foram separados em quatro rodadas. Na primeira discutiu-se o programa do Governo Federal, “Future-se”, que trata do futuro das universidades e institutos federais no Brasil. Também foi tema dessa rodada a Lei Geral das Universidades (LGU), que atinge as universidades estaduais, sendo um afrontoso ataque à autonomia das universidades públicas paranaenses. Por fim, se discutiu que “Educação não é Mercadoria”, em que se observa que a educação de qualidade e contingenciamento de verbas públicas também atinge a rede particular, além das públicas.

Na segunda rodada, os temas abordados foram “As Mulheres na universidade e na ciência – Paradigmas de oportunidades e desafios”, “Cultura: Mais cultura para as universidades” e “Democracia: A defesa da democracia e o eixo de unidade Soberania nacional e direitos do povo brasileiro”.

A terceira rodada abordou a “Promoção de igualdade”, “A juventude no futuro – impactos da reforma da previdência e Ensino, Pesquisa, Extensão e Permanência: a curricularização e valorização da extensão nas universidades e a relevância da interação da Pesquisa, ciência e tecnologia”.

O encerramento contou-se com “Movimento Estudantil: Os desafios da UPE para o biênio 2019-2021 – Para que amanhã não seja só um ontem com o mesmo nome”!, “LGBT: Garantir Direitos e Construir Trajetórias: o papel da Universidade contra a LGBTfobia” e “Em defesa da COPEL e da SANEPAR – as riquezas do povo paranaense não estão à venda”!

Já no segundo dia de programação, foi realizado a Plenária Final para a escolha da diretoria do próximo biênio da entidade. Neste ano a programação resolveu ir além, então aconteceu o Ato de Comemoração dos 80 anos da UPE e do Centenário do Palácio dos estudantes, seguido por uma culturata até as ruínas do Largo da Ordem. O 47º Conupe encerrou-se num festival de arte e cultura universitária (clique aqui para ver as imagens).

IMG_20190914_120912107_HDRIMG_20190914_120814928WhatsApp Image 2019-09-17 at 13.50.51IMG_20190914_190101801

Senge Jovem
O Senge Jovem PR, juntamente com o Senge-PR e o Coletivo Nacional dos Estudantes, participou dos três dias de evento juntamente com diversos movimentos estudantis e entidades (clique aqui e confira a galeria de fotos).

A participação dos jovens engenheiros e engenheiras é somar as lutas estudantis e em defesa da soberania nacional. Em resumo, o congresso foi um ambiente utilizado para unificação das bandeiras dos movimentos estudantis nas lutas estudantis “Para que amanhã não seja só um ontem com um novo nome”.

__

*Tayná Rafaela da Silva, estudante de engenharia da UEL e representante do Senge Jovem