Manifestação em frente à Secretaria de Agricultura contra Reforma da Previdência estadual

Funcionalismo do Paraná protesta contra proposta que reduz vencimentos dos trabalhadores

Manifestação na SEAB contra a Reforma da Previdência Estadual. Foto: Arquivo Pessoal
02.DEZ.2019

Os engenheiros da Secretaria de Agricultura do Paraná participaram de um ato em frente às entidade nesta segunda-feira, das 9h00 às 11h00. A manifestação, que contou com a participação dos funcionários locais e com o apoio do Senge-PR e Sindseab, é contra a Reforma da Previdência Estadual encaminhada pelo governo de Ratinho Junior (PSD) à Assembleia Legislativa do Paraná.

O funcionalismo público é contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 16/2019 e os projetos de lei 855 e 856 que aumentam alíquotas, não preveem reajuste das aposentadorias e benefícios, e limitam o valor da aposentadoria complementar.

As alterações já foram aprovadas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do legislativo estadual. O governo do estado havia se comprometido a não enviar alteração na aposentadoria do funcionalismo antes da conclusão do projeto no Congresso Nacional. A PEC Paralela de n° 133, que trata do assunto, foi enviada à Câmara dos Deputados no último dia 28 de novembro. Ou seja, suas regras ainda vão ser debatidas.

Além do ato em frente à SEAB, servidores de outras categorias estão em mobilização. Nesta segunda-feira (2), milhares de servidores que atuam nas escolas públicas estaduais cruzaram os braços, de acordo com a APP Sindicato. A paralisação foi aprovada em assembleia realizada no dia 23 de novembro.

Vigilia e ato unificado

Acontece nesta segunda-feira, às 17h00, uma Vigília em frente à Catedral de Curitiba. O ato é promovido pelo coletivo de aposentados e pensionistas das entidades ligadas ao Fórum das Entidades Sindicais (FES). Amanhã (3), será realizado um ato unificado do funcionalismo estadual. A concentração ocorrerá em frente à praça “19 de dezembro Praça do Homem Nu e Mulher Nua”, a partir das 8h30.