Negociações para ACT da Copel começam na próxima terça-feira (27)

A pauta de reivindicações foi protocolada em julho

Entrada da Copel KM3. Foto: Divulgação
20.SET.2022

Está marcado para a próxima terça-feira, 27 de setembro, o início das negociações entre os Sindicatos de trabalhadores e a Copel com o objetivo de firmar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 22/24. Esta primeira rodada, que se estenderá até o dia 28, acontecerá no Hotel Confiance Barigui em Curitiba, das 9 às 17h.

:: Confira a pauta de negociações aqui

A pauta de reivindicações foi protocolada no dia 28 de julho e retificada em 1º de agosto e inclui, entre seus principais pontos, o reajuste pelo INPC + 5%, regulamentação do teletrabalho, retomada do banco de horas, revisão das avaliações de desempenho, o desenvolvimento de um novo Plano de Cargos e Salários e o retorno do Programa de Remanejamento Interno.

Depois de alcançar um lucro histórico no primeiro trimestre deste ano, o que resultou na distribuição de R$ 1,6 bi de proventos aos acionistas em julho, os Sindicatos têm a expectativa de que a empresa reconheça o papel dos trabalhadores neste desempenho. A cada apresentação aos acionistas, a diretoria da Copel confirma que seus lucros também são ampliados por uma política implacável de redução de pessoal, cuja consequência é uma maior carga de trabalho para os copelianos e copelianas que continuam na Companhia.

Esta negociação é uma oportunidade para que a Copel demonstre o quanto valoriza seus trabalhadores e trabalhadoras.