Novos pedágios no PR terão reajuste antes do edital

O diretor da ANTT confirmou ter conhecimento dos problemas envolvendo pedágios no Paraná

Deputado visitou TCU para debater questão do pedágio. Foto: assessoria
Comunicação
10.MAIO.2022

Na sessão de segunda-feira (09), o deputado estadual Soldado Fruet (PROS) relatou preocupação com uma informação que recebeu na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília. Em audiência na última quinta-feira (05) com o diretor da ANTT, Davi Barreto, e sua equipe, o superintendente de concessão, Renan Brandão, informou ao parlamentar que os preços dos pedágios previstos no plano de outorga das novas concessões no Paraná sofrerão reajuste antes do lançamento do edital, pois, segundo ele, os custos de obras aumentaram e devem ser recompostos.

“Se antes do edital ser lançado, a ANTT já vai rever os valores, imaginem após as concessionárias começarem a atuar”

Soldado Fruet, que estuda novas medidas judiciais

Segundo o parlamentar, o novo modelo de concessão repete os mesmos erros dos últimos 24 anos. Fruet também apontou à ANTT a necessidade de obras não previstas no plano de outorga divulgado e as obras previstas que deveriam estar prontas e já foram cobradas dos paranaenses, mas não foram realizadas, por desvios de conduta das concessionárias, “e agora querem que paguemos novamente por elas”.

O Soldado Fruet demonstrou matematicamente à equipe da ANTT que, em cinco anos, o novo pedágio será mais caro do que era até novembro de 2021, “apesar da propaganda mentirosa divulgada pelo Governo Ratinho Junior”.

No dia anterior à reunião na agência, em sessão do Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o conselheiro Nestor Baptista destacou a representação movida pelo deputado e a decisão da Corte em declarar inidôneas as concessionárias que atuaram no Paraná.

ANTT conheça os problemas do edital

O diretor da ANTT confirmou ter conhecimento dos problemas envolvendo pedágios no Paraná e disse que a agência está de olhos abertos para que casos assim não se repitam.

Já no TCU, foi solicitado o impedimento de que as concessionárias problemáticas participem do processo. O deputado frisou que é preciso lutar antes da assinatura dos contratos que permitirão a instalação de 15 novas praças no Estado, totalizando 42 postos de cobrança.

Voltar a Notícias