Pai do pré-sal, Guilherme Estrella critica política de preços de combustíveis da Petrobras

Geólogo concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira (16), no Senge-PR

Guilherme Estrella, geólogo e ex-diretor de Exploração da Petrobras. Foto: Luciana Santos/Senge-PR
16.MAIO.2022

“Política de preço de energia é política pública.” Esta é a principal mensagem que o geólogo e ex-diretor de Exploração da Petrobras, Guilherme Estrella, quer difundir para a população brasileira. Considerado o “pai do pré-sal”, Estrella esteve nesta segunda-feira (16) na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) para um bate-papo sobre um dos assuntos que mais tem afetado os brasileiros nos últimos meses: a constante e impiedosa alta dos preços dos combustíveis.

Em uma entrevista/conversa de pouco mais de uma hora, que foi conduzida pelo engenheiro mecânico e diretor do Senge-PR, Ricardo Marrafão, Estrella resgatou a história de serviço público da Petrobras e a relação profunda da empresa com a soberania nacional. “A Petrobras é um produto do povo brasileiro”, afirmou, ao relembrar os movimentos populares que culminaram na criação da estatal. O geólogo também observou que foram os recursos brasileiros, financeiros e humanos, que transformaram a Petrobras na grande empresa que ela é hoje: “em petróleo e energia, toda decisão é política”.

Críticas

Estrella faz duras criticas a atual gestão da Petrobras e sua política de preços, atrelada ao preço do dólar. “A Petrobras já é uma empresa privada, porque a diferença entre público e privado é a forma como a empresa atua”. O geólogo apontou que a empresa atualmente persegue os interesses dos acionistas, deixando a população brasileira de lado e à mercê de interesses alheios. “Eles internacionalizaram o preço de um produto no qual nós somos autossuficientes”, criticou.

Para Estrella, o futuro da Petrobras e da soberania nacional será decidido em outubro. O geólogo vê duas opções para o país: “o Brasil soberano ou o Brasil colônia”.

:: Confira abaixo a fala completa de Guilherme Estrella:

Audiência pública

Nesta terça-feira, 17, Guilherme Estrella participará de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná, às 9h30. A audiência será transmitida pela Alep.