PEGA NA MENTIRA

Programa Senge Play abordou as lorotas que contam à sociedade

Quem não viu, perdeu, mas não conta, tá
Comunicação
01.ABR.2022

Engano, falsidade, fraude, embuste, farsa, trapaça, lorota, balela, peta, burla, lenda, história, logro, invencionice. Todas essas palavras são sinônimos de mentira, tema do programa Senge Play que foi ao ar na Rádio Cultura. Neste episódio, nosso podcast focou em algumas histórias que contam à sociedade sobre a engenharia e outras versões falsas que têm tido efeito devastador no Brasil.

Com certeza, você já ouviu, viu ou leu frases como essas:

  • O estado gasta muito, principalmente com o funcionalismo, e mal”. 
  • As reformas da previdência e trabalhista vão gerar empregos” 
  • A gasolina tá cara por causa dos impostos e da guerra.
  • “Engenheiras têm menos capacidade técnica do que engenheiros”

Todas essas versões foram debatidas por Leandro Grassmann, engenheiro eletricista e presidente do Senge-pr, e Valter Fanini, engenheiro civil e especializado em economia. Segundo eles, uma das mentiras que contam para a gente é de que a privatização é para o bem. “A questão é para quem?”, questionaram. “A grana da Copel Telecom foi para o bolso dos acionistas”, avaliaram.

O programa ainda abordou mentiras e mitos que contam na engenharia. Coisas como dizer que a Engenharia Civil só constrói edifícios, que é uma profissão que só foca em números e paredes e muros mais espessos são mais resistentes. Leandro contou uma falsa impressão de que produtos 220 volts são mais econômicos que os 110. Já Fanini contou causos relacionados a espessura de muros de arrimo.

Senge Play vai ao ar às quintas-feiras na Rádio Cultura

Um dia antes do Dia da Mentira, os debatedores ainda alertam para os engodos que tentam passar na população atualmente. Um deles diz que é necessário privatizar a Petrobras, os Correios e a Eletrobras para reduzir custos. Mesmo essa mentira sendo revelada na prática com a privatização da BR Distribuidora na Bahia, entre outros. 

Por fim, o Senge Play deixou um alerta que além de se estar atento à mentira, é importante buscar a verdade. “Não se deixe enganar e, principalmente, não engane”.

::. ASSISTA SENGE PLAY DIA DA MENTIRA PARTE I

::. ASSISTA SENGE PLAY DIA DA MENTIRA PARTE II

::. OUÇA SENGE PLAY DIA DA MENTIRA

::. VEJA OUTROS PODCAST DO SENGE-PR

Voltar a Notícias