Perto de completar duas décadas da luta contra a venda da Copel, empresa pode se desfazer de um dos seus principais ativos

Há 19 anos, Assembleia Legislativa do Paraná era ocupada contra a privatização da empresa de energia que hoje é a maior do estado

15.AGO.2020

Um marco na história dos paranaenses. Há 19 anos, a Assembleia Legislativa do Paraná era ocupada contra a iniciativa de privatização da Copel, empresa de energia do estado. Decisão acertada da população e do Movimento “A Copel é Nossa”. Hoje, a empresa é a maior do Paraná, superando empresas privadas, e sendo responsável pela maior parte de arrecadação de impostos no estado como ICMS. No entanto, mesmo duas décadas depois, os paranaenses devem se preocupar. Está na ordem do dia a decisão da Copel, cujo maior acionista é o Governo do Estado, privatizar a sua empresa de banda larga. A Copel Telecom, que está presente com rede de fibra nos 399 municípios do estado, é considerada a melhor empresa no setor.

Assim como há 19 anos, os argumentos se repetem: burocracia, dificuldade em competir com as empresas privadas, legislação e etc. E, dessa forma, uma empresa estruturada e lucrativa deve ser entregue a interesses particulares não tão transparentes. A ponto de no dia 19 de agosto ser realizada uma “audiência pública fechada e com participação restritiva”. De acordo com o aviso ao mercado financeiro feito pela Copel, o evento será virtual e a interação só poderá ser feita com perguntas enviadas previamente por e-mail.

:. Clique e leia “Audiência Pública sobre privatização da Copel Telecom terá audiência restrita”

:: Clique aqui e leia “Com representantes do mercado financeiro, Conselho da Copel aprova privatização da Copel Telecom”

Dessa forma, as lições do passado podem ter sido esquecidas para muitos quase duas décadas depois. Não para o engenheiro eletricista Sérgio Inácio Gomes, atualmente diretor do Senge-PR, e que participou da campanha contra a privatização há 19 anos. Ele prepara um livro para resgatar essa luta do povo paranaense e brasileiro contra a sanha privatista que retornou com força no governo Ratinho Junior (PSD) e Jair Bolsonaro (sem partido).

“Vejo o momento atual com um pouco de saudosismo. Relembrar gloriosas lutas passadas, que uniram o povo paranaense em torno de uma causa em comum: a defesa da Copel como propriedade de todos. É importante resgatar muitas informações daquele processo de mobilização popular”, retoma.

Segundo a futura obra de Sérgio Inácio Gomes, foi com base no diálogo que se constituiu uma ampla rede de forças populares e econômicas contrárias à privatização da COPEL e que conseguiu unir políticos e seus partidos de campos absolutamente antagônicos. “Talvez esse tenha sido o maior aprendizado daquele processo de mobilização popular em nossa história. Após a chamada “batalha da Copel”, 93% do povo do Paraná rejeitava a privatização da empresa”, orienta.

Perto de duas décadas depois, o Coletivo Em Defesa da COPEL Telecom, lançado no ano passado quando o Governo do Estado anunciou o processo de “desinvestimento” da Copel Telecom e da Compagas, tenta manter sob domínio do povo paranaense a empresa que daqui 20 anos poderá ser ela a maior do estado e concorrer em licitações mundo afora. O passado ensina.