Posse da diretoria da FEAPR mostra a força da agronomia paranaense

Show RURAL conta com 3,1 mil engenheiros agrônomos e muitos profissionais de outras áreas da engenharia

07.FEV.2023

O meio rural é o motor do estado. E os engenheiros agrônomos são parte dessa engrenagem que faz o Paraná se desenvolver e inovar no campo brasileiro e mundialmente, produzindo alimentos e grãos. Para se ter uma ideia, a produção de grãos cresceu 440% de 1991 a 2023. Número que mostra o vigor e a capacidade de crescimento do setor.

É neste cenário que o presidente do Senge-PR, engenheiro eletricista Leandro Grassmann, e o diretor financeiro, engenheiro agrônomo Carlos Roberto Bittencourt, marcaram presença no IV Encontro Paranaense De Entidades De Agronomia. O evento ocorre dentro do Show RURAL, em Cascavel, e contou com a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana, e do secretário de agricultura, Norberto Ortigara, além do presidente do CREA-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha. Ambos participaram da posse da nova diretoria do FEAPR –  Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná.

Na cerimônia, Ricardo Rocha, presidente do CREA-PR, destacou a importância do campo e da agronomia para a entidade. “O Conselho é parceiro das iniciativas de valorização da engenharia, do governo do estado e da Assembleia Legislativa. Temos a Frente Parlamentar que luta pela classe. Com a SEAB, temos programas com Adapar e IDR-PR na fiscalização e outras ações. Nesta feira, temos que enaltecer o trabalho dos engenheiros agrônomos”, destacou.

Já Norberto Ortigara, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB),  parabenizou a posse da diretoria da FEAPR e colocou a secretaria a disposição do segmento.  “A profissão de engenheiro agrônomo é fundamental e faz a diferença em nosso estado. Nosso desafio é potencializar. E ser produtor de fibras e comida no Brasil é ser alguém que lida com a alta tecnologia. Nossa função é assistir os profissionais e colocar  à disposição o IDR-PR, Adapar e outros órgãos de estado”, ofereceu.

Eleito novo presidente da FEAPR, Cesar Davi  Veronesi, destacou a importância do evento e da união da Agronomia em prol do desenvolvimento do campo e do país. “No show Rural, cerca de 3,1 mil engenheiros agrônomos. São profissionais fundamentais em diversas etapas, principalmente na pesquisa”, destacou.

Para concluir a cerimônia, o  vice-governador do Paraná Darci Piana incentivou a união da classe da engenharia e o fortalecimento das entidades. “Eu fiz vestibular de agronomia. Tentei entrar para essa área. Mas não deu. Sou frustrado de um lado, mas feliz que os profissionais cumprem com a função de vocês. E estão bem representados pelas entidades de classe. Se você não está filiado, se filie. É fundamental sindicatos representativos que contem com a participação de vocês”, disse o vice-governador.