Próxima gestão administra Senge-PR por três anos

Eleições acontecem na metade de abril e direção assume em 1o de junho

A eleição da Direção Colegiada, do Conselho Fiscal e das Diretorias Regionais do Senge-PR acontece nos próximo dias 14, 15 e 16 de abril. Devido a pandemia de coronavírus e o isolamento social, a votação deve acontecer predominantemente por meio eletrônico virtual. 

No pleito, o sindicato utiliza o sistema CREA-PR para coletar os votos, com o associado entrando na área restrita do site, fazendo login e votando. Os eleitores de Curitiba votam apenas para eleger a Diretoria Colegiada e o Conselho Fiscal. Já os associados do interior ainda escolhem a composição da regional de sua localidade. O Senge-PR tem sete regionais.

Nesta eleição concorre apenas a “Chapa 1 – Senge Unido, Forte e Resistente” (clique para conhecer a página da chapa no Facebook). Para a votação ser validada, é necessário atingir quorum de 20% dos aptos a votar. O que representa pelo menos 497 votos.

:: Clique aqui e confira a relação das candidaturas

A próxima diretoria é eleita para o triênio 2020/2023, segundo o artigo 63 do estatuto da entidade. Ela é responsável por administrar um entidade que completa 85 anos e representa os engenheiros autônomos, empregados privados, públicos e estatutários, da administração direta e indireta de níveis federal, estadual e municipal.

As tarefas da gestão estão descritas no artigo 20 do Estatuto. É dever defender os direitos e interesses coletivos, promover e participar das negociações coletivas de trabalho, organizar a categoria para participar da base, estimular desenvolvimento cultural e social, realizar assembleias, entre outros.

Todas as candidaturas para a Executiva, Conselho Fiscal e Diretorias regionais se adequaram às determinações do estatuto, no “Capítulo V: Das eleições sindicais”. É essa a parte que define a duração de uma gestão e as regras para votar e ser votado. 

A chapa, o conselho e as diretorias regionais eleitas tomam posse no primeiro dia útil após o fim da atual gestão. Segundo o cronograma eleitoral, a gestão termina em 31 de maio, um domingo, e a nova diretoria assume em 1 de junho de 2020.

Voltar a Notícias