PRÓXIMA PARADA: Curso transporte público e urbanismo

Ideia é fomentar um grupo de debate e reflexão sobre esta questão e indicar algumas linhas básicas por onde seguir

Foto: TCCC/Divulgação
Comunicação
29.JUN.2021

Grandes cidades são um terreno fértil para o crescimento econômico contemporâneo; nelas são criados ambientes sociais especiais e ao funcionarem como centros de difusão da mudança social, influem na sociedade, além de seus limites estritos. Além disso, eles constituem centros do poder político; a maioria das cidades pequenas têm uma influência política local e metrópoles dominam a política nacional.

Por outro lado, a dinâmica territorial, sobre o âmbito urbano, produzida pelo passar do tempo, em muitos casos, se viu influenciada pela “chegada” do transporte coletivo. Em outros casos, devido a “pressões” causadas pela velocidade em que ocorreram estas mudanças, foram determinantes para a igual “chegada” dos sistemas de transporte em determinadas regiões urbanas para poder responder às demandas de transporte locais.

Em torno a esta dualidade (dinâmica territorial e transporte público), vai talvez a chave para que se possa como planificador, seja no executivo municipal, no legislativo municipal, ou bem na área privada, como “expert” em planejamento e transporte, resolver os principais problemas urbanos das cidades atuais.

Essas são as premissas do curso virtual que o Senge-PR promove entre os dias 5 a 9 de julho, a partir das 16h00. Ministrado por Roberto Ghidini , Engenheiro Civil (UFPR-1982), fundador Sociedad Peatonal (2003) e consultor em modais e sistemas de transporte para FERROESTE, entre outros, o programa é voltado para autoridades de transporte urbano, planejadores de sistemas de transportes urbanos, urbanistas em geral, além de engenheiros, arquitetos, assessores imobiliários e aos interessados sobre esta temática em geral.

Entre as discussões estão as Cidades e seus atributos, a busca da cidade ideal, A cidade linear de Arturo Soria, o Transporte urbano de Curitiba, valorizações imobiliárias na proximidade do transporte público, a escolha do modal de transporte e muito mais.

O curso é gratuito e a inscrição pode ser feita aqui

Voltar a Notícias