Ratinho gastou mais da “metade de um jatinho” para falar da economia de recursos públicos

27.JUN.2019
ratinho_aviao3
O governador Carlos Massa Ratinho Junior entrega a aeronave que ficava à disposição do poder executivo e ficava baseada em um hangar no Aeroporto do Bacacheri. Foto: Rodrigo Félix Leal

Por Manoel Ramires/Senge-PR

“É assim a vida, vai dando com uma mão até que chega o dia em que tira tudo com a outra”. A frase do escritor português José Saramago cabe perfeitamente para as ações do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Na frente das câmeras diz uma coisa, por de trás delas, faz outra.

Esse é o caso do aluguel de jatinhos do governo do estado que, ao anunciar o corte de supérfluos, gastou uma verdadeira bolada em publicidade. Ou, simplesmente remanejou recursos públicos.

Em janeiro de 2019, como medida de austeridade, o governador Ratinho Júnior devolveu o avião alugado pelo governo do estado junto à empresa Helisul. De acordo com o governo, o encerramento do contrato de aluguel do avião vai gerar uma economia de R$ 4,5 milhões por ano aos cofres públicos. No mesmo ato, o governador determinou a revogação do pregão nº 1643/17, que abria margem para uma nova contratação com esse mesmo objeto.

“É um compromisso com os paranaenses, que faz parte de um pacote de medidas de redução de custos e despesas que não são essenciais para o atendimento da população”, disse o governador.

Contudo, para divulgar a economia, o governo do estado gastou mais da metade do contrato encerrado em publicidade. É o que admite o secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva, em um pedido de informações do deputado estadual Requião Filho (MDB).

No ofício 61/2019, ele esclarece que o governo do estado pagou anúncios em jornais do estado. “O valor total investido foi R$ 2.643.561,07 e a agência que executou a referida campanha foi a Vivas Comunicação e não houve custos com arte” porque a agência recebe desconto dos veículos de divulgação, respondeu Guto Silva.

Ofício 61/2019 da Casa Civil, de 6 de junho de 2019

O alto valor gasto para divulgar economias é justificado pelo secretário de estado, Hudson José, em resposta ao deputado. “Esta campanha visou demonstrar a economia de gastos considerados supérfluos pelo governo atual, desta forma este recurso pode ser utilizado em outras ações de interesse social”, direciona.

Para o deputado Requião Filho, o governador está mais preocupado em passar uma imagem de austeridade do que conter despesas com recursos públicos. “Corta daqui, mas gasta de lá. Isso demonstra que não há responsabilidade, uma vez que gastam as economias para divulgar que estão cortando gastos. A preocupação deles é maior com a propaganda do que com o caixa do estado. Eis um resumo do que é o Governo Ratinho”, apontou.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta quinta-feira (17) a aeronave que ficava à disposição do poder executivo e ficava baseada em um hangar no Aeroporto do Bacacheri. O término do uso do avião vai gerar uma economia de R$ 4,5 milhões por ano aos cofres públicos. – Curitiba, 17/01/2019 – Foto: Jaelson Lucas/ANPr

Mais gastos
Em apenas dois meses do ano, o governo do estado já gastou R$ 4,7 milhões em publicidade. Ou seja, mais do que o valor do contrato da aeronave alugada. Entre as empresas que mais anunciaram estão Sanepar, Copel, Copel Telecom e Compagas. As duas últimas estão no rol de empresas que o governo pretende privatizar.

• Copel R$ 295,9 mil
    Sanepar R$ 1,31 milhão