Residência técnica, games e carreira; confira os destaques para os discentes no FDD

Membros do CreaJr-PR participaram de mesas redondas, oficinas técnicas e Ideathon game durante a programação

Foto: Divulgação CREA-PR
02.SET.2022

VIA CREA-PR

Na quarta-feira (31) o 29º Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR, iniciou com o Painel Residência Técnica, direcionado a todo o público presente e aos espectadores no canal do Youtube do Crea-PR e do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz – FAG.

O evento anual que reúne coordenadores, professores e acadêmicos dos cursos das Engenharias, Agronomia e Geociências de todas as regiões do Paraná e profissionais convidados, aborda questões atuais do ensino superior e aproxima as Instituições de Ensino da realidade de atuação do Conselho.

O álbum de fotos do evento pode ser acessado em nosso Facebook.

Games abordam ética e fiscalização

Gerente da Regional Maringá do Crea-PR, Eng. Civ. Hélio Xavier, fala da dinâmica aos acadêmicos

Durante a manhã do segundo dia do 29° Fórum de Docentes e Discentes, estudantes das Engenharias, Agronomia e Geociências participaram de uma dinâmica proposta pelo Crea onde o tema fiscalização e ética trabalhado com os jovens estudantes presentes, por meio de jogos interativos. A ação foi um desdobramento do Ideathon, evento realizado pelo Crea-PR e AproGEO, que buscou ideias para aprimorar o ensino da fiscalização. “Temos um desafio constante de levar para a sociedade, leigos, profissionais e empresas, a conscientização ética e o porquê da existência do Crea e da fiscalização. Há alguns anos estamos testando formas mais interativas e leves de apresentar esse conteúdo e foi o que tentamos trabalhar hoje com esses futuros profissionais”, comentou o gerente da Regional Maringá do Crea-PR, Eng. Civ. Hélio Xavier.

Membros do Programa CreaJr-PR participam dos jogos

Contando com a participação de diversos membros do Programa CreaJr-PR, o trabalho foi feito por meio de três jogos: um mini leilão, carteado e um tabuleiro (jogo da vida). Segundo a estudante de Engenharia Química da UTFPR – Campo Mourão, e campeã da dinâmica, Emili Fernanda de Oliveira, a forma encontrada pelo Conselho de apresentar temas tão densos foi muito interessante. “Eu adorei todos os jogos. A dinâmica foi muito leve e divertida, com certeza uma forma bem atrativa de trazer conhecimento para o pessoal. São informações bem difíceis de pegar, ler e interpretar, então, com os jogos, isso ficou mais fácil”, disse a estudante. Gabriel Canci, estudante de Engenharia de Software na FAG complementou a fala de Emili: “Cada dia que passa estamos mais perto de obter nosso registro e entender o trabalho do Crea é essencial nesse processo de formação. Adorei os games, tudo simples e bacana de aprender”, finalizou.

Gabriel Canci e Emili Fernanda de Oliveira do CreaJr-PR

O presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, também participou do trabalho com os estudantes e deu mais detalhes sobre como esse processo começou. “Precisávamos achar uma forma de informar de uma maneira mais assertiva e de rápida absorção o nosso ofício (fiscalização), e, com a ajuda da AproGEO, encontramos, dentro do Ideathon, evento realizado no ano passado, ideias para aprimorar nosso ensino sobre o exercício profissional e o papel do Crea”.

presidente-ricardo-rocha-dinamica
Presidente Ricardo Rocha participando da dinâmica

Acompanhe a pontuação dos participantes: 220 pontos – Milli F de Oliveira; 190 pontos Vitor Moleeti; 190 pontos – Ana Flavia Souza; 176 pontos – Fernanda Bochme; 175 pontos – Carina Gomes; 174 pontos – Eliabe Almedia; 148 pontos – Gabriel G. Rocha; 144 pontos – Isadora L. Artigo; 140 pontos – 140 pontos – Beatriz Capella; 140 pontos – Clistenes G. Bento.

Você pode obter mais informações sobre o Ideathon aqui.