Sanepar prepara novo reajuste tarifário

Consulta pública começa dia 5 de outubro e vai até 19 de novembro

Foto: José Fernando Ogura/AEN
01.OUT.2021

Em meio à crise hídrica, a Sanepar planeja realizar um novo reajuste tarifário. A informação foi comunicada aos acionistas da empresa de saneamento no último dia 28 pelo Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Abel Demétrio. O reajuste pode acontecer após consulta pública que começa no dia 5 de outubro e se estende até 19 de novembro.

De acordo com o comunicado, a avaliação segue a “metodologia de reajuste tarifário anual dos serviços de saneamento de água e esgoto para o 2º ciclo tarifário (2021 a 2024) no período de 05 de outubro de 2021 a 19 de novembro de 2021”.

A consulta pública é promovida pela Agepar, empresa reguladora das tarifas. O órgão admite um cenário problemático no estado, uma vez que a primavera começa com dois terços do Paraná em estiagem.  Ao compartilhar texto da própria Sanepar, informa que o Paraná vive a pior estiagem das últimas décadas e várias regiões, incluindo a Grande Curitiba, passam por racionamento de água, com o rodízio no fornecimento de água. No interior do Estado seis cidades estão com o abastecimento em dias alternados e 19 cidades em situação crítica.

“Atualmente dois terços do território do Paraná continua sob o fenômeno da estiagem. A região Leste está se recuperando, mas precisa de muita chuva para voltar à normalidade. Isto significa que a estiagem está distribuída ao longo do Estado, com mais força na Região Sudoeste”, destaca o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky.

Tarifas devem subir acima da inflação até 2024

O reajuste das tarifas da Sanepar deve acontecer por conta da política do Governo do Paraná de promover reajustes acima da inflação e com índice fixo de elevação acima da inflação. Em 2019, na outra vez que a Agepar regulamentou reajuste, disse que o objetivo era “definir tarifas que permitam tanto o alcance e a manutenção do equilíbrio financeiro da prestação eficiente dos serviços, como a modicidade tarifária dos usuários”, diz a Resolução Homologatória 6 de abril de 2019. A última vez que a Agepar realizou uma audiência pública sobre a política de “Revisão Tarifária” aconteceu em 24 de abril de 2017. É dessa época a definição de reajustes contínuos. Segundo a nota técnica, a proposta de diferimento considerou a possibilidade dos reajustes levando em consideração o “repasse gradual, a capacidade de pagamento do usuário e o risco de aumento da inadimplência”.