Senge-PR cobra paridade de direitos entre empregados brasileiros e paraguaios da Itaipu

Sindicatos se reuniram com direção da Binacional e apontaram desvantagens na relação

Foto: Alan Santos/PR
24.JUN.2021

Nos últimos anos, os empregados Brasileiros da Itaipu Binacional experimentaram o maior retrocesso nos direitos trabalhistas em quase 50 anos de História da Binacional.

Diferentemente do que se pratica na mesma empresa, do lado Paraguaio, onde os empregados ao longo dos anos acumulam vantagens, não só nos benefícios, mas também na ascensão da própria carreira profissional.

Dessa forma, estão estabelecidas significativas assimetrias entre empregados das duas nacionalidades, o que fere pressuposto pétreo da constituição de Itaipu.

Nesse ambiente o Senge-PR e os demais Sindicatos, sempre coesos e unidos, pleitearam que tais assimetrias sejam revistas e que se estabeleçam direitos perdidos conforme as alterações contidas no ACT vigente.

Diante do impasse, realizou-se no dia 22 de junho de 2021 uma reunião com a presença de representantes dos trabalhadores e da empresa para discutir o tema. Os representantes da empresa recepcionaram os pleitos Sindicais e estamos prestes a iniciar um amplo debate. Nele, esperamos trazer bons resultados aos empregados Brasileiros.

Segundo o Diretor Regional Gilson Garcia, “por força do próprio tratado, na Itaipu, o Brasil não é inferior ao Paraguai, nem o Paraguai é inferior ao Brasil. Somos iguais, porém, os trabalhadores Brasileiros estão sendo tratados com condições de inferioridade”, destacou GIlson.

Essa nova jornada não deve criar expectativas, mas, o fato dos Sindicatos formularem e apresentarem a questão e ela ser recepcionada pela empresa para um debate, é um grande passo.

Clique e participe