Senge-PR convoca trabalhadores da Copel para AGE

Em pauta está a nova proposta da Copel para o Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2022

30.SET.2020

O Senge-PR convoca todos os profissionais representados pelo sindicato e empregados na Copel para se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária no dia 05 de outubro de 2020, às 17h, através da página da entidade no Facebook, para discussão e deliberação da nova proposta da Copel para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2022.

:: Leia aqui a Minuta do ACT

A nova proposta da Copel é rigorosamente igual à anterior, prevendo a manutenção de 100% do ACT atual, com reajuste dos salários e benefícios em 100% do INPC (exceto auxílio creche – congelado em função de disputa judicial). A única diferença está nos valores do abono, que agora propõe 0,4 remuneração + R$ 4.850,00 em 2020 e 0,2 remuneração + R$ 4.200,00 em 2021.

A proposta anterior para o ACT foi rejeitada com 2.943 votos negativos, contra 1.009 votos positivos. Brancos, nulos e abstenções somaram 8 votos. Em função da pandemia de Covid-19, AGE, votação e compilação dos votos aconteceram digitalmente. Apesar disso, o comparecimento dos copelianos ficou abaixo do esperado, com um índice de participação menor do que o registrado na última campanha salarial, que aconteceu com AGEs e urnas presenciais.

A segunda etapa desta negociação continuará seguindo o processo de prevenção contra o novo coronavírus, com AGE, votação e divulgação do resultado de forma virtual. A votação será aberta no dia 05 de outubro, às 18h, logo após o término da AGE, com encerramento previsto para o dia 07 de outubro, às 17h. Logo após o término da votação, às 17h do dia 07, uma live que também será transmitida pelo Facebook do Senge-PR fará a divulgação do resultado.

Fique atento ao cronograma, e se você tiver alguma dificuldade para votar, entre em contato conosco pelo e-mail senge-pr@senge-pr.org.br.

CRONOGRAMA

* Dia 05/10, às 17h – Live para apresentação das propostas do ACT (via Facebook)

* Dia 05/10, às 18h – Início da votação online com abertura do acesso aos formulários de votação

* Dia 07/10, às 17h – Encerramento da votação

* Dia 07/10, às 17h – Live para divulgação do resultado (via Facebook)

O Senge é o seu canal nesta negociação, então participe! Sua presença é muito importante!

:: Confira abaixo o edital de convocação na íntegra

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Diretor-Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná – Senge-PR, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca os engenheiros e engenheiras empregados na Copel e representados por esta entidade, associados ou não, para comparecerem à Assembleia Geral Extraordinária da categoria, que será realizada no dia 05 de outubro de 2020, às 17h00, através da página da entidade no Facebook. A Assembleia Geral Extraordinária terá a seguinte ordem do dia:

Item 01 – Discussão e deliberação da contra proposta da COPEL para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2020/2022;

Item 02 – Em caso de reprovação da proposta e caso não ocorra a retomada das negociações, autorização para as entidades sindicais solicitarem intermediação junto ao Ministério Público do Trabalho, bem como suscitarem Dissídio Coletivo de Trabalho junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 9ª região;

Item 03 – Ratificação da autorização da categoria sobre o pagamento da contribuição negocial a ser descontada dos trabalhadores pelo Acordo Coletivo de Trabalho em outubro de 2020 e outubro de 2021;

Item 04 – Em caso de reprovação da proposta e caso não ocorra a retomada das negociações aprovação do indicativo de greve;

Item 05 – Outros assuntos.

Curitiba, 30 de setembro de 2020.

Leandro José Grassmann

Diretor-Presidente do Senge-PR