Senge-PR e Paraná Educação se reúnem em audiência no Ministério Público do Trabalho

Na pauta estava o reajuste salarial dos trabalhadores

Foto: Divulgação/Ministério Público do Trabalho
12.ABR.2023

Nesta terça-feira, 11 de abril, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) se reuniu com representantes da Paraná Educação em uma audiência de mediação no Ministério Público do Trabalho (MPT). A pauta do encontro foi o reajuste salarial dos engenheiros e engenheiras da empresa, que há mais de um ano estão com o salário defasado.

A empresa paralisou as negociações com o Senge-PR em 2022 apresentando como motivo o ano eleitoral, cujas peculiaridades impediriam a negociação e aplicação de reajustes aos trabalhadores. O Senge-PR, então, solicitou mediação ao MPT para a retomada das negociações.

Durante a audiência, representantes da empresa afirmaram que a Paraná Educação passou por uma mudança de gestão em março deste ano, e que a nova diretoria deu prosseguimento aos trâmites administrativos para tratar do reajuste dos trabalhadores. Porém, a empresa se recusou a estabelecer um prazo para resolução deste impasse, afirmando que a questão depende de outras instâncias do Governo do Estado para avançar. O Senge-PR havia solicitado uma resposta da empresa dentro de um prazo de 15 dias, lembrando que os trabalhadores aguardam uma resposta há mais de um ano.

A proposta do Procurador do Trabalho, Dr. Thiago Milanez Andraus, acatada pelo Senge-PR, é de que se aguarde o prazo de duas semanas e, não havendo novas informações sobre as tratativas administrativas, o Ministério Público do Trabalho oficie a Paraná Educação e a Procuradoria do Estado para fornecer informações acerca do andamento do procedimento de análise da reivindicação de reajuste dos trabalhadores representados pelo Senge-PR. Posteriormente, uma nova audiência de mediação deve ser agendada.