Servidores preparam protesto na Ponte da Amizade por reposição salarial

Categoria está há seis anos sem reajuste

16.SET.2021

Servidoras e servidores públicos do Paraná estão organizando um protesto para o próximo dia 27 de setembro em Foz do Iguaçu para exigir do governo do Estado a reposição da inflação nos salários. A defasagem já passou dos 25%, o que significa mais de quatro meses de salário perdidos a cada ano. O palco das manifestações será a Ponte da Amizade.

Em carta aberta à sociedade paranaense os integrantes do Fórum das Entidades Sindicais (FES) e da União das Forças de Segurança (UFS) denunciam a falta de disposição para o diálogo por parte do governador Ratinho Júnior para sanar a situação, que ganha contornos ainda mais dramáticos com a aceleração da inflação nos últimos meses.

Segundo o documento, o governador usa a pandemia como pretexto para negligenciar os direitos do funcionalismo público ao mesmo tempo que aumenta subsídios para grandes empresas e para setores do agronegócio.

Segundo os cálculos da assessoria econômica do FES, a defasagem chegou a 25,44% em maio de 2021. Os salários estão congelados desde janeiro de 2016, ou seja, há 6 anos. Nesse período, o governo estadual pagou parte do acordo realizado por ocasião da greve de 2019, apenas 2%.

No acumulado dos últimos cinco anos, alguns itens alimentícios tiveram aumento bem acima da inflação. A batata subiu 397%, o tomate 344%, o arroz 199%, a energia elétrica 77% e a carne 72%. O preço do litro da gasolina em janeiro de 2016 era de R$ 3,76 e hoje, em alguns lugares, está sendo vendido a quase R$ 7.

Dia do Basta

O governador desrespeita todas as categorias com a falta de diálogo (fortemente apresentado durante sua campanha ao governo) e, ainda, toma diversas medidas contra os servidores e deixa o serviço público mais sem condições de bom atendimento.

Confira a íntegra da Carta: