Jornal de Beltrão | Senge unifica sindicatos do Sudoeste

O Jornal de Beltrão acompanhou a posse da nova diretoria regional Sudoeste, realizada no dia 21 de julho. O conteúdo foi publicado no site e no jornal impresso. Confira abaixo:

Senge unifica sindicatos do Sudoeste

Na sexta-feira, com jantar no Restaurante Pequim de Francisco Beltrão, tomou posse a diretoria para a gestão 2017/2010 do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge) Regional Sudoeste, agora unificada. No lugar de duas unidades, uma em Beltrão e outra em Pato Branco, ficou uma só. Segundo informações de seus diretores, a unificação foi necessária porque, separadas, as unidades não atingiam o número mínimo de associados.

Assumiu como diretor o engenheiro agrônomo Eduardo Martins Portelinha, sucessor de Ricardo Sandino Farias Fregonese, que encerrava sua gestão como diretor da unidade beltronense, e Rosane Dalpiva Bragato, diretora da unidade de pato-branquense 2014/2017.

Rosane questionou a propagada falta de engenheiros no Brasil. “Se houvesse falta, não estaríamos debatendo o piso salarial”, problematizou a engenheira.

Representando o prefeito Cleber Fontana (PSDB), falou o secretário de Urbanismo e engenheiro civil Itamir Montemezzo. Também se pronunciou a presidente da Câmara de Vereadores, Elenir Maciel (PP). “Quando olho os grandes prédios, penso como que o engenheiro tem a capacidade de imaginar do nada uma coisa tão grande”, disse Elenir.

Gilmar Ritter, gerente regional do Crea PR em Pato Branco, ressaltou a parceria entre o conselho e o Senge em âmbito estadual e também no Sudoeste.

O presidente do Senge Paraná, engenheiro agrônomo Carlos Roberto Bittencourt, citou o Sangue Jovem do Senge, que foi criado em 2013 e conta com 2.600 integrantes. “Uma vez, a classe era formada basicamente por homens e hoje está meio a meio com as mulheres. Dos 2.600 do Sangue Jovem, a maioria é mulher.”

Contra as reformas

Tanto Bittencourt como Portelinha disseram que o Senge é contra as reformas que tramitam no Congresso Nacional – a Trabalhista como a Previdenciária. Afirmaram que estão sendo feitas “de forma abruta” e sem consultar a sociedade. Bittencourt encerrou seu discurso pedindo “Diretas já”.

Diretoria da Senge Regional Sudoeste

Diretor-geral engenheiro agrônomo Eduardo Martins Portelinha, secretária engenheira civil Kassiana Kamila Pagnoncelli Refati, diretor-financeiro engenheiro agrônomo João Fernando Guarienti e os demais diretores regionais: engenheiros civis Anorosval Pedro Leirias da Silva Júnior, Deonildo Luiz Bagatini Júnior e Ricardo Sandino Farias Fregonese e engenheiras agrônomas Rosane Dalpiva Bragatto e Nilce Maria de Souza.

>> Clique aqui para ler a matéria no site.