O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (SENGE-PR) e a Associação dos Engenheiros do DER/PR (AEDER) tornaram pública manifestação conjunta de apoio à valorização salarial dos engenheiros integrantes do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE) do Estado do Paraná.
As entidades destacam que a valorização remuneratória desses profissionais é fundamental para assegurar a dignidade da carreira e reconhecer a elevada responsabilidade técnica exercida pelos engenheiros no serviço público. Esses profissionais atuam diretamente no planejamento, execução, fiscalização e gestão de obras e serviços estratégicos para o desenvolvimento do Estado.
De acordo com o SENGE-PR e a AEDER, a defasagem salarial compromete não apenas a motivação dos servidores, mas também a capacidade do Estado de atrair e reter profissionais qualificados, o que pode impactar negativamente a qualidade das políticas públicas e a eficiência da administração.
As instituições ressaltam ainda que a recomposição salarial é medida essencial para reduzir a evasão de quadros técnicos para outros entes federativos e para a iniciativa privada, garantindo maior continuidade e qualidade nos projetos de infraestrutura e desenvolvimento estadual.
Por fim, o SENGE-PR e a AEDER reafirmam seu compromisso com a valorização da engenharia pública e colocam-se à disposição para contribuir com o diálogo técnico e institucional necessário à construção de soluções que atendam ao interesse coletivo.
⚠️ A falta de valorização pode comprometer diretamente a qualidade das obras públicas e o desenvolvimento do Estado.
Valorizar os engenheiros públicos é investir em infraestrutura, segurança e no futuro do Paraná.
Segue a carta assinada pelo presidente do Senge-PR, Leandro Grassmann, e pelo presidente da AEDER, Roberto Abagge dos Santos, para o governador do Paraná, Ratinho Junior:
As entidades seguem à disposição para o diálogo e para a construção de soluções que fortaleçam a engenharia pública.