Conheça o Senge-pr

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) é uma entidade com reputação sólida construída ao longo dos 88 anos de história em defesa dos profissionais de engenharia. Fundado em 6 de abril de 1935, quando onze engenheiros de Curitiba decidiram iniciar a sua organização sindical, nessas quase oito décadas, o Senge-PR segue firme e com participação marcante em grandes lutas e inúmeras vitórias em nome dos seus representados.

A sede própria foi comprada em 1970. Na década de 80, o Senge-PR liderou mobilizações em favor da democracia e em defesa do interesse público. Em 1987, com uma nova direção, o Senge-PR ficou ainda mais próximo dos seus representados quando passou a participar ativamente de negociações salariais e da luta por melhores condições de trabalho para os engenheiros tendo se transformado num importante fórum de debates de interesse da sociedade paranaense e brasileira.

Importantes mobilizações sociais nasceram e cresceram dentro do Senge-PR, como a luta contra a privatização da Copel. Faz parte do dia a dia do Senge-PR o trabalho permanente pela garantia dos direitos dos engenheiros, geólogos e geógrafos trabalhadores de empresas públicas e/ou privadas ou autônomos representados pelo sindicato em todo o Paraná.

Como entidade sindical com existência chancelada pela Constituição Federal, o Senge-PR cumpre o papel de defender os interesses trabalhistas dos seus associados, de forma a proporcionar a eles melhores condições de trabalho e de vida. Entre as ações prioritárias do Senge-PR está a defesa do cumprimento do piso nacional de engenharia, estabelecidos pela Lei Federal 4.950 A, de 1966, que determina o mínimo que um profissional de engenharia deve receber.

O Senge-PR está sempre ao lado dos seus associados nas negociações com empresas dos acordos e convenções coletivas de trabalho visando a valorização profissional e a garantia de salários dignos compatíveis com as funções exercidas pelos trabalhadores. O filiados ao Sindicato contam com assessoria jurídica, nas áreas, trabalhista, previdenciária e administrativa, além de cursos de atualização profissional, e uma série de serviços, que vão desde o atendimento médico, odontológico, descontos em farmácias, clínicas de fisioterapia, academias de ginástica, cursos de idioma, entre outros.

Além disso, o Sindicato é o espaço de participação política dos engenheiros. Tem posições firmes, decididas, em favor da justiça, da solidariedade, da ética na política, da soberania do Estado nacional. O Senge-PR condena as privatizações em setores estratégicos da economia e luta pela manutenção do emprego, da liberdade de expressão e por todas as causas que resultem no desenvolvimento da cidadania.

A força do Senge-PR vem da participação e da dedicação dos engenheiros. A sua participação fortalece o Sindicato e a defesa da profissão e traz novas ideias para os desafios de agora e do futuro. Contamos com o seu apoio e participação no estimulante desafio de fortalecer a categoria profissional de engenharia e buscar novas conquistas sociais.