A privatização da Eletrobrás, a crise hídrica e o risco de apagão no Paraná e no Brasil

  • 07.10.21
  • 19h30
  • www.facebook.com/SengePR

LIVE: A  privatização da Eletrobrás, a crise hídrica e o risco de apagão no Paraná e no Brasil

“Caso nada seja feito, o setor de energia será novamente um gargalo ao crescimento econômico no início da próxima década.  Crescendo de 3% a 4% ao ano, chegaremos em 2021-22 altamente dependentes da geração termelétrica a óleo e carvão, elevando preços e ocorrências de blecautes (apagões)”. 

Este texto consta do Plano de Governo do presidente Jair Bolsonaro, em 2018. Três anos depois, especialistas não se perguntam se vai ter apagão no país, mas quando e com qual intensidade? 

Este é o tema do Senge Inovação, realizado pela entidade, em parceria com o Fórum em Defesa da Copel. O debate aborda a crise hídrica, o aumento do custo da energia, os investimentos nos últimos anos e a opção por privatizações e a utilização de energia poluente.

A conversa é com Ronaldo Goulart Bicalho, integrante do Grupo de Economia da Energia, da UFRJ, e Nelton Friedrich, ex-deputado federal constituinte, Ex-Diretor da Copel e da Itaipu Binacional.

O GEE conta com uma equipe permanente de 10 professores e pesquisadores com larga experiência profissional no setor de Energia no Brasil. 

Ronaldo possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1982), mestrado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1986) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1997). Atualmente é Pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial. Atuando principalmente nos seguintes temas: Energia, Setor Elétrico, Economia.

Já Nelton Friedrich atuou como secretário do Interior, cuidando de áreas como energia, habitação, água, saneamento básico e meio ambiente. Foi diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, de 2003 a 2017. Coordenou o programa Cultivando Água Boa, desenvolvido pela Itaipu Nacional e adotado por 54 municípios. O projeto consiste em um planejamento de preservação da água e da biodiversidade hídrica.

PROGRAME-SE

SENGE INOVAÇÃO LIVE
A privatização da Eletrobrás, a crise hídrica e o risco de apagão no Paraná e no Brasil

COM
Ronaldo Goulart Bicalho – pesquisador e Professor de Economia UFRJ
Nelton Friedrich, ex-deputado federal constituinte, ex-Diretor da Copel e da Itaipu Binacional

7 de outubro
19h30
Facebook Senge-PR

REALIZAÇÃO
Fórum em Defesa da Copel
Senge-PR

Garanta sua Vaga