CURSO TRANSPORTE PÚBLICO E URBANISMO II

  • 06.07.21
  • 16h00
  • Zoom Senge-PR

De 5 a 9 de julho 

OBJETIVOS – O propósito deste curso é dar conhecimento a autoridades de transporte urbano, planejadores de sistemas de transportes urbanos, urbanistas em geral, além de engenheiros, arquitetos, assessores imobiliários e aos interessados sobre esta temática em geral. Pretende-se fomentar um grupo de debate e reflexão sobre esta questão e indicar algumas linhas básicas por onde seguir.

MARCOS CONCEITUAIS Grandes cidades são um terreno fértil para o crescimento económico contemporâneo; nelas são criados ambientes sociais especiais e ao funcionarem como centros de difusão da mudança social, influem na sociedade, além de seus limites estritos. Além disso, eles constituem centros do poder político; a maioria das cidades pequenas têm uma influência política local e metrópoles dominam a política nacional.

A dinâmica territorial, sobre o âmbito urbano, produzida pelo passar do tempo, em muitos casos, se viu influenciada pela “chegada” do transporte coletivo. Em outros casos, devido a “pressões” causadas pela velocidade em que ocorreram estas mudanças, foram determinantes para a igual “chegada” dos sistemas de transporte em determinadas regiões urbanas para poder responder às demandas de transporte locais. 

Em torno a esta dualidade (dinâmica territorial e transporte público), vai talvez a chave para que se possa como planificador, seja no executivo municipal, no legislativo municipal, ou bem na área privada, como “expert” em planejamento e transporte, resolver os principais problemas urbanos das cidades atuais.

Roberto Ghidini 

Engenheiro Civil (UFPR-1982), DEA (DuyOT-ETSAM-UPM-2007), fundador Sociedad Peatonal (2003), Cofundaddor NeReAs. Transport Learning (Technische Univeristat Dresden-2013) Servidor Publico DER-PR (1982-1990) consultor em modais e sistemas de transporte para FERROESTE (1989- 1990), SANEPAR (1991-1992) COMEC (2003-2004) UPM (2006-2008), CEDEX (2009) y Aytamiento de Madrid (2020-2021)

MÓDULO 1 – INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

Cidades e seus atributos

A busca da cidade ideal

MÓDULO 2 – RELAÇÕES ENTRE TRANSPORTE E CIDADE

A cidade linear de Arturo Soria

Copenhague e o plano dos dedos

New towns – runcorn

Transporte urbano de Curitiba

MÓDULO 3 – ESTUDOS PRECEDENTES E NOSSOS ESTUDOS ACADÊMICOS

Atividades entorno ao transporte público

Valorizações imobiliárias na proximidade do transporte público

Desenho do estudo e a mobilidade nos casos estudados

Influências sobre o modelo urbano e a vida social entorno ao transporte

Conclusões comparativas e gerais

MÓDULO 4 – POLÍTICAS PÚBLICAS

Agendas locais

Planejamento estratégico de cidades – urbanismo tético

A escolha do modal de transporte

Síntese da questão entre transporte público e dinâmica urbana

Receita de sucesso

MÓDULO 5 – BIBLIOGRAFIA E DISCUSSÃO

INCRIÇÃO

Inscrição Curso Transporte Público

 

Confirmação

Garanta sua Vaga