Direito na Tela 16: Programas de Demissão Voluntária

• 18.11.21
  • www.facebook.com/SengePR

Em um cenário de crise econômica, muitas empresas adotam programas de demissão incentivada ou voluntária para reduzir custos ou aumentar receitas e lucros. No Paraná não é diferente. Empresas públicas e privadas têm adotado PDI e PDV como estratégia política e econômica, ainda mais depois que a Reforma Trabalhista autorizando negociação direta entre empregador e empregado.

No entanto, muitos desses acordos necessitam da aprovação de convenção ou acordo coletivo de trabalho e precisam ser autorizados pelo sindicato representante da categoria. Mais do que isso, alguns programas recorrem a práticas ilegais como renúncia a ações judiciais e outros benefícios.

O episódio 16 do Direito na Tela analisa esses programas, com foco especial em alguns recentes como Cohab e IDR-Paraná.

Garanta sua Vaga