Vígilia contra a Reforma da Previdência do Paraná

  • 02.12.19
  • 17h00
  • R. Barão do Serro Azul, 31

Acontece nesta segunda-feira, às 17h00, uma Vigília em frente à Catedral de Curitiba. O ato é promovido pelo coletivo de aposentados e pensionistas das entidades ligadas ao Fórum das Entidades Sindicais (FES). Ele integra as manifestações contra a proposta de Reforma da Previdência do Paraná apresentador pelo governo Ratinho Junior (PSD).

O projeto foi protocolado em regime de urgência no fim de novembro e pode ser aprovado ainda em dezembro para vigorar em 2020. Com o aumento da alíquota de 11% para 14%, o funcionalismo perde 3% de salário. Assim serão 3% de defasagem contra 2% do reajuste. No final, as categorias perdem 1% de poder de compra. Isso inclui os já aposentados, que pagarão 14% sobre o que passar de dois salários mínimos.

A proposta de Ratinho também estabelece contribuição de 14% sobre valores de aposentadoria que forem maiores que dois salários mínimos nacional. Ela é considerada também uma quebra de acordo. O governo havia se comprometido a não enviar alteração na aposentadoria do funcionalismo antes da conclusão do projeto no Congresso Nacional. A PEC Paralela de n° 133, que trata do assunto, foi enviada à Câmara dos Deputados no último dia 28 de novembro. Ou seja, suas regras ainda vão ser debatidas.

A vigília se soma aos atos contra a reforma. Os professores e funcionários de escola aprovaram greve no dia 2 de dezembro. Já no dia 3 será realizado um ato unificado do funcionalismo estadual. A concentração ocorrerá em frente à praça 19 de dezembro Praça do Homem Nu e Mulher Nua, a partir das 8h30.

PROGRAME-SE
Vigília contra a Reforma da Previdência Estadual
Catedral de Curitiba
2 de dezembro – 17 horas

Ato Unificado contra Reforma da Previdência Estadual
Praça do Homem Nu e da Mulher Nua
3 de dezembro
8h30

Garanta sua Vaga