PLANO DE SAÚDE | A temperatura alta aumenta o estresse?

Entenda o funcionamento do “hormônio do estresse” e sua relação com o calor

Comunicação
29.JAN.2024

No verão, quando as temperaturas estão mais altas, é comum ouvir queixas de cansaço, dor de cabeça, queda de pressão, tontura, entre outras. Esses são os efeitos mais conhecidos do calor, mas nem sempre é fácil perceber a relação entre temperaturas altas e saúde mental. E é sobre isso que falaremos neste artigo.

Como o calor afeta corpo e mente? Realmente ficamos mais estressados nos dias mais quentes? Qual a consequência disso no longo prazo? Como se proteger? Continue lendo para conhecer as respostas a essas perguntas e algumas medidas práticas que vão te ajudar a manter a qualidade de vida em dia.

Os efeitos do calor no organismo

A principal consequência prática do aquecimento global é o aumento no número de dias com temperaturas altas. Isso pode causar o que os especialistas chamam de estresse térmico, que é a exposição acumulada do corpo a altas temperaturas, o que pode elevar a temperatura corporal além do valor normal de 36°C. Grupos de risco, como portadores de doenças crônicas, idosos, grávidas e crianças, demandam ainda mais atenção.

Durante uma onda de calor, é comum que o organismo tenha um tempo de adaptação no qual pode apresentar sintomas como dor de cabeça, mal-estar, perda de apetite, transpiração excessiva, sede intensa, aumento da frequência respiratória ou cardíaca, pressão baixa, cãibras e até alteração de humor e perda de rendimento.

CONFIRA ESSE CONTEÚDO NA ÍNTEGRA | SENGE-PR UNIMED PRA VOCÊ

𝗩𝗘𝗡𝗛𝗔 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗢 𝗦𝗘𝗡𝗚𝗘 𝗨𝗡𝗜𝗠𝗘𝗗 | Os engenheiros associados ao Senge-PR podem aderir ao plano de saúde da Unimed Paraná com preços mais atrativos. O Sistema Unimed é formado por 375 cooperativas médicas.

FAÇA UMA SIMULAÇÃO | www.senge-pr.org.br/senge-unimed/

Voltar a Notícias