Acordo coletivo da Cohab é concluído

Sindicalizados não precisam colaborar com a taxa assistencial

Foto: Sindiurbano
30.OUT.2023

📱 Receba as notícias do Senge-PR em sua mão. Clique e entre na Lista de Transmissão wa.me/message/M3IY4UNWS3AEN1

O acordo coletivo de trabalho da Cohab foi fechado. As partes fixam a vigência de 01º de junho de 2023 a 31 de maio de 2024 e a data-base da categoria em 01º de junho. De acordo com o aprovado em assembleia, o reajuste a partir de 01 de outubro de 2023 com base no Índice INPC/IBGE 3,74%, acumulado no período de 01 de junho de 2022 a 31 de maio de 2023, aplicados sobre os salários do mês de junho de 2023.

Além disso, os trabalhadores terão aumento no vale alimentação de 5%, portanto, acima da inflação. Também estão garantidas todas as conquistas anteriores.

::. CONFIRA O ACORDO REGISTRADO

Taxa assistencial

O acordo prevê também a taxa assistencial a ser convertida ao sindicato. Associados em dia não precisam pagar essa taxa. Ela é uma forma de garantir a sustentabilidade financeira da entidade para as negociações e prestação de serviço, bem como ações judiciais.

Em favor do sindicato é descontado o valor equivalente a 3% sobre a da remuneração bruta do mês em que for processado o reajuste salarial. O percentual desta cláusula será efetivado em única parcela no mês seguinte ao qual for processado o reajuste salarial.

Ainda é ofertada a carta de oposição do trabalhador, que deverá ser manifestada perante o Sindicato da categoria profissional a qual pertence, mediante carta individual legível. O prazo para carta de oposição é até o dia 16 de novembro de 2023.

A oposição deve ser expressa mediante manifestação da parte interessada através de carta individual legível contendo RG, CPF, número do CREA, nome e CNPJ da empresa. A carta deve ser redigida de punho e entregue na sede do SENGE-PR em horário comercial: das 09h00 às 17h30. A entidade se localiza no Centro Comercial Itália, R. Mal. Deodoro, 630 – 2201 – Centro, Curitiba – PR, 80010-010. Não serão aceitas oposições por quaisquer meios eletrônicos.

Posteriormente, o Sindicato fornecerá à Empresa, relação dos empregados que manifestaram oposição ao desconto.

VENHA PARA O SENGE UNIMED | Os engenheiros associados ao Senge-PR podem aderir ao plano de saúde da Unimed Paraná com preços mais atrativos. O Sistema Unimed é formado por 375 cooperativas médicas. FAÇA UMA SIMULAÇÃO | www.senge-pr.org.br/senge-unimed/