AGO aprova relatório de atividades e financeiro de 2023

Noite também deve debate sobre alienação de imóvel em Curitiba durante AGE

AGO e AGE acontecem no formato híbrido

Um sindicato forte e resistente se constrói com planejamento, atitude e transparência. Esses são alguns princípios que marcaram a noite do dia 18 de março quando ocorreu a primeira etapa da Assembleia Geral Ordinária. O encontro híbrido tratou do relatório de atividades da entidade na capital e nas regionais. Também discutiu o balanço financeiro de 2023 com aprovação das contas por parte do Conselho Fiscal da entidade. Agora, os documentos devem ser submetidos a uma segunda avaliação no próximo dia 13 de abril e apenas pelos representantes eleitos.

Na avaliação dos presentes, “um sindicato forte e resistente foi fundamental para as lutas travadas ao longo do ano. Atuação intensa em mesas de negociação, na justiça e na política para garantir valorização profissional, remuneração digna, direitos sociais e soberania”. O Senge-PR tem vários pontos de destaque em 2023.

Um deles é a forte atuação do Departamento Jurídico. Com uma média de 46 engenheiros atendidos por mês, o setor entrou com ações individuais e coletivas, como a ação do PDV da Copel, no fim do ano, que busca garantir o direito de todos que solicitaram desligamento. Os resultados apareceram.

“Foram revertidos, aos engenheiros, R$ 59.171.100,51. Os valores foram pagos a 271 engenheiros. Uma redução na quantidade de engenheiros que receberam valores de ação, se comparado a 2022, porém um aumento de 2,5% nos valores revertidos aos profissionais”, comenta o relatório aprovado.

A ação que teve o maior impacto foi a da Sanepar, que trata do complemento de salário. “Para se ter uma ideia, cerca de R$ 1,8 milhão foi revertido a um único engenheiro”, contabiliza-se.

Outro departamento fundamental para a entidade é o de Negociações. Com atividades durante os doze meses do ano, “foram registrados 5 Convenções e 12 Acordos fechados. Das categorias negociadas nas convenções, quatro tiveram ganhos reais. Com relação ao ACT, os ganhos reais foram para 6 negociações. Não foram contabilizados reajustes abaixo da inflação do período de data-base”.

O Relatório de Atividades ainda traz informações das Regionais, do Setor de TI, Mobilização e Comunicação. Quanto ao Relatório Financeiro, ele foi submetido a avaliação, tendo sido aprovado anteriormente pelos membros do Conselho Fiscal.

“O Conselho Fiscal, pelos membros, após análise e estudo dos resultados constantes no Balanço Patrimonial do exercício de 2023, verificou que não consta nenhuma dúvida” e encaminhou “parecer para que a Assembleia Geral aprove o referido balanço por estar conforme os critérios e normas estatutárias”, corroboram os conselheiros Ricardo Marrafão, Jorge Irineu Demétrio e Erasmo Benvenutti.

AGE e Segunda Etapa

Durante a noite ainda foram definidos os eleitos (aguarde divulgação da lista) para a segunda etapa da AGO. Estes devem analisar as avaliações e sugestões das regionais no próximo dia 13 de abril, conforme prevê o Estatuto da Entidade

Em momento distinto, durante uma Assembleia Geral Extraordinária convocada para o mesmo dia, também se aprovou a “Autorização da venda ou permuta do conjunto de salas do Senge, no Edifício Bradesco, na rua Marechal Deodoro, 211, 7º andar, conjunto 701 – Centro – Curitiba-PR”. A decisão também deve ser referendada em uma segunda AGE marcada para o dia 13 de abril.