Boletim profissional Senge-PR | 27 novembro

Estudantes de engenharia no relançamento do Senge Jovem

*NESTE EPISÓDIO, VOCÊ ESCUTA*:

1️⃣ SENGE JOVEM | O sindicato relançou na última sexta-feira (24) o programa.

2️⃣ DIA DO ENGENHEIRO E DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO | 27 de novembro marca a data desses profissionais

3️⃣ NOVEMBRO AZUL | Prevenção para a melhor idade.

4️⃣ COMUNIDADE | Representantes do governo federal e parlamentares receberam, na tarde de sexta-feira (24), a pauta de reivindicações da 20ª Jornada de Agroecologia.

5️⃣ NEGOCIAÇÃO | A dupla Ratinho e Daniel Pimentel demitiu meia Copel em quatro anos.

6️⃣ JURÍDICO E GIRO DAS REGIONAIS | A Itaipu Binacional deve indenizar o salário mínimo profissional de seus engenheiros.

📻 𝙊𝙐𝘾̧𝘼 𝙊 𝘽𝙊𝙇𝙀𝙏𝙄𝙈:

RECEBA AS NOTÍCIAS DO SENGE-PR NO SEU WHATSAPP! | Envie uma mensagem para (41) 99162-2398 solicitando sua inclusão na lista de transmissão de notícias do Senge-PR.

SENGE JOVEM | O sindicato relançou na última sexta-feira (24) o Senge Jovem. Com uma década de atuação, o programa ressurge alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Neste relançamento, o auditório da entidade ficou completamente lotado de estudantes e entidades com foco em ações relacionadas às universidades e ao universo profissional. O projeto terá lugar em Curitiba e em diversas cidades do interior do estado, incluindo Londrina, Foz do Iguaçu e Maringá.

CONFIRA MAIS NO INSTAGRAM |@sengejovempr

DIA DO ENGENHEIRO E DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO | 27 de novembro marca a data desses profissionais que desempenham um papel crucial na prevenção de acidentes e na criação de um ambiente de trabalho saudável e seguro. Segundo Verginio Luiz Stangherlin, “todo dia temos que convencer os diretores das empresas a investirem em novas tecnologias, melhorar os processos, fazer uma gestão mais próxima dos colaboradores”.

O ARTIGO COMPLETO ESTÁ EM NOSSO SITE | www.senge-pr.org.br/noticia/dia-do-engenheiro-e-do-tecnico-de-seguranca-do-trabalho/

NOVEMBRO AZUL | Prevenção para a melhor idade. Neste mês, a nossa parceira do Plano de Saúde, a Unimed Paraná, traz importantes dicas para homens de todas as idades. Desta vez, o conselho é para aqueles que estão acima dos 50 anos. De acordo com o seu perfil de saúde, há um conjunto de exames que devem ser realizados esporadicamente O foco é na prevenção e diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares, neoplásicas, entre outras. Converse com seu médico.

SAIBA MAIS NA PÁGINA ESPECIAL | https://www.senge-pr.org.br/noticia/novembro-azul-cuida-de-ti-homem/

COMUNIDADE | Representantes do governo federal e parlamentares receberam, na tarde de sexta-feira (24), a pauta de reivindicações da 20ª Jornada de Agroecologia. O ato lotou o Auditório Eny Caldeira da UFPR Rebouças, em Curitiba, com a presença de camponeses e agricultores familiares participantes da Jornada. Eles trouxeram como principal reivindicação a estruturação de um fundo para transição da matriz produtiva agroecológica.

CONFIRA NO SITE: https://www.senge-pr.org.br/noticia/jornada-de-agroecologia-cobra-politicas-publicas-para-producao-de-alimentos-saudaveis/

NEGOCIAÇÃO | A dupla Ratinho e Daniel Pimentel demitiu meia Copel em quatro anos. É o que mostra o último relatório ao mercado financeiro. No comunicado, em relação aos PDVs, a Copel informa que tinha 8245 funcionários em 2017. Já em 2019, quando a dupla Ratinho Junior e Daniel Pimentel assumem o Governo do Paraná e a empresa de energia, as pessoas foram saindo da empresa em processo incentivado. Agora, com o último e polêmico PDV, a empresa reduzirá seu efetivo de 5830 (2023) para apenas 4393 funcionários em agosto de 2024.

CONFIRA MAIS | https://www.senge-pr.org.br/noticia/dupla-ratinho-e-pimentel-demitiu-meia-copel-em-quatro-anos/

JURÍDICO E GIRO DAS REGIONAIS | A Itaipu Binacional deve indenizar o salário mínimo profissional de seus engenheiros. Após batalhas judiciais e protelações em duas ações iniciadas em 2007 e 2008, o Supremo Tribunal Federal, acionado pela empresa, confirmou: Itaipu tem obrigação de pagar o SMP. Com essa resposta, o Senge-PR está entrando com ações judiciais individuais em nome dos seus representados. O objetivo é indenizar todos os profissionais que neste período não receberam pelo menos o salário mínimo da categoria.