Boletim Profissional | Episódio 1/2024 – 15 de janeiro

Ação jurídica na Copel, negociações na Sanepar e Salário Mínimo Profissional neste programa

Comunicação
15.JAN.2024

NESTE EPISÓDIO, VOCÊ ESCUTA

1️⃣  FIM DO RECESSO | Voltamos. O Sindicato retomou suas atividades após o recesso de fim de ano.

2️⃣ JURÍDICO – Lista do PDV da Copel tem erros |  A Copel anexou ao processo que o Senge-PR move na Justiça do Trabalho dois documentos.

3️⃣  AÇÃO COLETIVA DA COPEL – FILIE-SE ATÉ 20 DE JANEIRO E TENHA BENEFÍCIOS

4️⃣  NEGOCIAÇÕES | O Senge-PR e sindicatos do coletivo da Sanepar se reuniram com o economista Sandro Silva, do DIEESE Paraná. 

5️⃣ SALÁRIO MÍNIMO PROFISSIONAL | O ano começou com o reajuste do salário mínimo nacional. No entanto, devido a uma decisão do Supremo Tribunal Federal, esse direito conquistado com muita luta de sindicatos e entidades da engenharia sofreu novo golpe no final de 2022.

6️⃣ COLETIVO DE MULHERES | Nesta segunda-feira (15), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, inaugura a escultura em bronze de Enedina Alves Marques.

7️⃣  PLANO DE SAÚDE | Sabe aquele cansaço depois de comer uma comida muito gordurosa?  Pode ser o seu organismo trabalhando demais. Confira as dicas da Unimed Paraná.

📻 𝙊𝙐𝘾̧𝘼 𝙊 𝘽𝙊𝙇𝙀𝙏𝙄𝙈

RECEBA AS NOTÍCIAS DO SENGE-PR NO SEU WHATSAPP! Envie uma mensagem para (41) 99162-2398 solicitando sua inclusão na lista de transmissão de notícias do Senge-PR.

FIM DO RECESSO | Voltamos. O Sindicato retomou suas atividades após o recesso de fim de ano. A sede, em Curitiba, está atendendo desde o último dia 10 de janeiro. Nos escritórios regionais, Cascavel e Londrina voltam dia 16 de janeiro. A regional de Maringá a partir do dia 24 do mês. Se quiser falar com a gente, ligue (41) 3224-7536. Nosso e-mail é senge-pr@senge-pr.org.br

JURÍDICO – Lista do PDV da Copel tem erros |  A Copel anexou ao processo que o Senge-PR move na Justiça do Trabalho dois documentos, um com o ranking de todos os funcionários da empresa e outro com a lista dos profissionais que solicitaram adesão ao programa de desligamento (PDV). A entrega dos arquivos ocorreu apenas após determinação do juiz titular da 20a Vara do Trabalho. Ao analisar a classificação, o Senge-PR encontrou dois vícios: a não contabilização de todo tempo de trabalho e a falta de homologação no sindicato de origem. Ambos erros não foram percebidos pela auditoria interna da companhia.

ℹ️ SAIBA MAIS | https://x.gd/mtn4P

AÇÃO COLETIVA DA COPEL – FILIE-SE ATÉ 20 DE JANEIRO E TENHA BENEFÍCIOS – 

O Senge-PR entrou com uma ação coletiva solicitando a inclusão dos profissionais que solicitaram desligamento via PDV e foram rejeitados pela Copel. O objetivo da medida é fazer cumprir exatamente aquilo que foi prometido pelos membros da alta gestão da Companhia.

Nesta ação, para ter acesso aos percentuais oferecidos pelo sindicato, o prazo para filiação é até 20 de janeiro. A associação pode ser feita em:

🔗 Filie-se em nosso site: www.senge-pr.org.br/por-que-ser-associado/

Ser associado ao Senge é retorno garantido, para a sua vida profissional e pessoal

NEGOCIAÇÕES | O Senge-PR e sindicatos do coletivo da Sanepar se reuniram com o economista Sandro Silva, do DIEESE Paraná. Na pauta, as cláusulas econômicas referentes à proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2024. A data-base da categoria é março e as minutas foram entregues pelas entidades no fim de novembro de 2023. Na conversa com especialista, se apontou as perdas históricas, a possibilidade de se buscar ganho real nessa negociação, índices econômicos e inflacionários no Brasil e Paraná e aumento do lucro da empresa de saneamento. Nos próximos dias, os sindicatos vão publicar campanha reforçando a participação da categoria no período de negociação.

ℹ️ SAIBA MAIShttps://x.gd/Ecuha

SALÁRIO MÍNIMO PROFISSIONAL | O ano começou com o reajuste do salário mínimo nacional. No entanto, devido a uma decisão do Supremo Tribunal Federal, esse direito conquistado com muita luta de sindicatos e entidades da engenharia sofreu novo golpe no final de 2022. Desde então, os valores seguem congelados em pouco mais de  R$7,2 mil para jornadas de seis horas e R$10, 3 mil para oito horas. 

Mesmo com o congelamento, os empregadores devem reajustar os salários de seus profissionais. Neste caso, a referência é o Acordo Coletivo ou a Convenção Coletiva da qual a empresa em que se trabalha é signatária.

COLETIVO DE MULHERES | Nesta segunda-feira (15), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, inaugura a escultura em bronze de Enedina Alves Marques. A obra  ficará no Calçadão da Rua XV de Novembro, próximo ao Campus da Uninter. Ela representa um marco na história do país para eternizar a memória e os feitos da primeira engenheira negra do Brasil. Também celebrar a superação e transformação através da educação. Curitibana, Enedina completaria no sábado, 13 de janeiro, 111 anos. A cobertura completa você vê no Instagram do Coletivo de Mulheres.

ℹ️ SAIBA MAIS: www.instagram.com/coletivodemulheres_sengepr/

PLANO DE SAÚDE | Sabe aquele cansaço depois de comer uma comida muito gordurosa?  Pode ser o seu organismo trabalhando demais. Quando não nos alimentamos direito, o corpo consome mais energia, especialmente no processo de metabolização de gorduras e açúcares. É isso que causa a sensação de fadiga. Essa é a dica da Unimed Paraná, nossa parceira no Plano de Saúde. 

Você quer saber como montar um prato anti-cansaço?

Tem que ter 50% vegetais e legumes, 25% carboidratos e 25% de proteína vegetal ou animal.

VENHA PARA NOSSO PLANO DE SAÚDE. FAÇA UMA SIMULAÇÃO | www.senge-pr.org.br/senge-unimed/

Voltar a Notícias