Campus Rebouças da UFPR recebe 19ª Jornada de Agroecologia entre 22 a 26 de junho, em Curitiba

Com mais de 20 shows e 30 oficinas e seminários gratuitos, a Jornada é um dos maiores eventos de Agroecologia do Brasil

Foto: Giorgia Prates/Jornada de Agroecologia
Comunicação
20.JUN.2022

Feira de alimentos agroecológicos e orgânicos, apresentações culturais, shows de artistas locais e nacionais, oficinas, seminários, espaço de saúde e culinária. Tudo isso e muito mais estará reunido em Curitiba durante a 19ª edição da Jornada de Agroecologia, um dos maiores eventos brasileiros dedicados ao tema. 

A Jornada será entre 22 a 26 de junho, no Campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná, bairro Rebouças – ao lado do shopping Estação. É a terceira vez que o evento acontece na capital do estado.

>> Confira aqui a programação completa 

A Jornada é promovida a muitas mãos desde 2002, por organizações e movimentos sociais do campo e da cidade. Ao todo, são 68 organizações que constroem a Jornada de forma coletiva e em rede, com o lema comum: “Terra Livre de Transgênicos e Sem Agrotóxicos! Cuidando da Terra, Cultivando Biodiversidade e Colhendo Soberania Alimentar! Construindo o Projeto Popular para a Agricultura”.

Esta edição da Jornada ocorre em um cenário de desmonte de políticas ambientais, aumento da violência no campo, do desmatamento, da fome e do uso de agrotóxicos. Desde o início do governo Bolsonaro, quase 1.750 novos agrotóxicos foram liberados. Destes, 30% são proibidos na União Europeia. Também tramitam no Congresso Projetos de Lei que buscam fragilizar ainda mais a proteção do meio ambiente.  Um deles é o “Pacote do Veneno”, em discussão no Senado, que busca flexibilizar ainda mais o uso de agrotóxicos no Brasil.  

Mais de 30 oficinas prática e seminários gratuitos

Cerca de 20 oficinas práticas e 10 seminários temáticos estão previstos para ocorrer ao longo de todos os dias da programação. Entre os conferencistas estão o filósofo Leonardo Boff, Pastor Henrique Vieira e Adriana Oliveira, do MST e do coletivo Marmitas da Terra. O reitor da UFPR, professor Dr. Ricardo Marcelo Fonseca, também participará de uma das conferências. 

A programação de oficinas inclui “Preparação de Caldas Agroecológicas”, “Abelhas Nativas – Confecção de iscas e extrato de própolis”, “Uso Sustentável do Bambu”, entre muitas outras.

Voltar a Notícias