CCT da construção pesada será encaminhada para homologação

Acordo prevê reajuste, teto e compensação financeira

17.AGO.2023

O Senge-PR promoveu Assembleia Geral Extraordinária para validar a proposta de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2023/2024. A negociação é feita em nível federal com o Sintrapav. Na pauta, o reajuste salarial tendo como data-base o mês de junho. A proposta prevê reposição de 5,5%, teto salarial e valor fixo. Além do índice, o encontro virtual convocado pelo sindicato abordou a autorização necessária  para negociação, conclusão e cumprimento da CCT, caso a proposta fosse rejeitada. Ainda tratou da aprovação da Contribuição de Custeio Negocial na celebração da CCT 2023/2024.

A partir de 1º de junho de 2023, os salários serão reajustados pelo índice de 5,5% (cinco inteiros e cinquenta décimos por cento) a ser aplicado sobre os salários vigentes em 1º de junho de 2022.

A aplicação do índice acima estabelecido poderá ser limitada ao teto de 10.624,91 (dez mil seiscentos e vinte e quatro reais e noventa e um centavos) e, acima deste limite, por livre negociação, garantindo-se, no mínimo, o valor de R$ 553,91 (quinhentos e cinquenta e três reais e noventa e um centavos).

A proposta ainda tratou do vale-refeição que foi corrigido para o valor de R$ 24,50 (vinte  e quatro reais e cinquenta centavos) por dia útil de trabalho. Ainda foram incluídos novos produtos na Cesta Básica e, portanto,  a partir de junho de 2023, o fornecimento desta deverá incluir o seguinte: 02 latas de sardinha de 125gr cada; 02 barras de sabão de 180/200gr cada e 02 sabonetes de 90gr cada.

Carta de oposição

Existe a possibilidade de oposição à contribuição, que poderá ser feita em até dez dias após o registro da CCT na Delegacia Regional do Trabalho, a ser comunicado em nota no site da entidade. A contribuição negocial não será cobrada dos trabalhadores filiados ao Senge-PR.