Centrais cobram protocolo de proteção aos trabalhadores

Entidades têm reunião com secretário de Saúde Beto Preto

Secretário estadual de Saúde, Beto Preto. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Comunicação
23.MAR.2021

Após um ano de pandemia e quase 800 mil paranaenses infectados, é a primeira vez que o Governo do Paraná se senta oficialmente com as centrais sindicais, Ministério Público do Trabalho e DIEESE para debater protocolos de prevenção e combate à pandemia de Covid-19. Instituído em 24 de agosto de 2020, o comitê tripartite ainda não se reuniu.

Agora, as entidades poderão apresentar ao secretário de Saúde, Beto Preto, algumas medidas para o controle da pandemia aprovadas em um protocolo produzido em julho de 2020. Além disso, as centrais questionam os critérios adotados para definir serviços essenciais. As entidades defendem a instalação imediata do comitê.

Se o governo tivesse ouvido as Centrais desde o começo talvez não estivéssemos na situação de emergência em eu o estado se encontra agora”, disse a Dra. Margaret Matos de Carvalho, procuradora do MPT. Em 1 ano, o órgão recebeu 40.279 denúncias relacionadas à Covid-19, em todo o país.

Para as centrais, “a retomada das atividades de trabalho deve ser realizada com base em protocolo, acordado  entre as partes, que defina os procedimentos de medidas para combater e limitar a disseminação do vírus nos ambientes de trabalho”.

Voltar a Notícias