Coletivo de Engenheiros Celebra Avanços na Promoção da Diversidade e Inclusão no Paraná

Criação do Comitê de Diversidade e Inclusão é destaque durante encontro de classe em Foz do Iguaçu

Na última quinta-feira (26/10), durante o 49º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC), realizado em Foz do Iguaçu, profissionais da engenharia se reuniram para celebrar os avanços conquistados no Sindicato dos Engenheiros do Paraná (SengePR). A ação teve destaque para a criação do Comitê de Diversidade e Inclusão na Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), uma proposta aprovada durante o 13º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge) em setembro. Além do encontro do Comitê, o grupo também dialogou com candidatos à presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREAPR) e da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mutua) sobre estratégias para a inclusão no sistema profissional.

Durante o encontro, os membros do Comitê de Diversidade e Inclusão puderam conhecer e compreender a atuação profissional uns dos outros, fortalecendo os laços, principalmente entre aqueles que ainda não se conheciam pessoalmente. A notícia mais recente foi a aprovação da criação do Comitê de Diversidade e Inclusão pela diretoria do CREAPR, liderada pelo engenheiro Ricardo Rocha de Oliveira,atual presidente da entidade. O comitê terá um compromisso ainda mais amplo, abrangendo todas as minorias, incluindo pessoas com deficiência e a pessoa idosa, conforme destacou o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Verginio Luiz Stangherlin, Diretor Coordenador do Comitê Diversidade e Inclusão do Senge Paraná: “O comitê de diversidade e inclusão vai atuar com todas as minorias. Todas as pessoas, esse é o papel do nosso comitê.” O diretor firma que o Comitê será um instrumento importante para preservar o respeito e desenvolver ações que considerem as diferentes vivências nas pautas das entidades.

Além disso, o Comitê também emitiu uma carta manifesto em repúdio à declaração transfóbica proferida pelo Deputado Fábio Oliveira, do partido PODEMOS, no decorrer  do EPEC. Durante um painel, o deputado discutiu projetos de lei que não guardavam relação com as temáticas pertinentes ao Sistema Profissional CONFEA/CREA/Mutua, chegando a fazer comentários preconceituosos sobre pessoas transgênero. A atitude do deputado foi fortemente criticada pelo Comitê de Diversidade e Inclusão e pela comunidade presente no evento, a carta foi acolhida e acatada pela organização do EPEC.

Nos últimos três meses, o comitê diversidade do SengePR tem trabalhado na promoção da diversidade e inclusão em outras entidades de classe na engenharia. Além de conseguir a aprovação da Fisenge e do CREAPR, realizaram encontros, lives formativas e expandiram sua equipe gestora. Agora, o comitê conta com o Engenheiro Civil Gabriel Heckler Piedade como Vice-Coordenador e Everlei Câmara, engenheiro civil, como Secretário. Para acompanhar as ações do comitê, basta seguir o instagram @diversidade_sengepr.